Publicidade

Header Ads

Briga por posição aquece caminho do Brasil rumo a Londres


Com a vaga em Londres-2012 em mãos, José Roberto Guimarães terá dias de definições pela frente. Antes mesmo da estreia no Pré-Olímpico Sul-Americano, o treinador já havia dito que a briga por uma vaga no grupo que vai às Olimpíadas é grande. Depois de vencer o Peru na final da competição, o técnico afirmou que o mais importante não é ter no papel a equipe titular, mas saber quais são as 12 melhores no momento. O último teste vai ser na disputa do Grand Prix, que começa no dia 8 de junho, contra a Itália, em Lotz, na Polônia.

- O mais importante não é quem são as seis, mas quem são as 12 do grupo. Graças a Deus, está complicado. É melhor assim do que como foi na Copa do Mundo, quando tínhamos várias jogadoras machucadas. As titulares, hoje, são essas (Fabíola, Sheilla, Adenízia, Thaísa, Fernanda Garay e Jaqueline, além da líbero Fabi). Mas amanhã podem ser outras. Se uma estiver 1% melhor, vai estar em quadra - disse o treinador.

Zé Roberto Brasil Pré-Olímpico (Foto: Celio Messias/VIPCOMM )

Embora ainda precise de um ritmo maior de jogo, a seleção tem disputa em quase todas as posições. Depois do Pré-Olímpico, a levantadora Fabíola mostrou ter a preferência do treinador em relação a Dani Lins. As centrais Adenízia e Thaísa também apresentaram consistência, enquanto Fabiana se recupera de um estiramento na coxa esquerda. As líberos Fabi e Camila Brait se revezaram na competição, enquanto Sheilla e Jaqueline parecem ser as únicas absolutas no momento.

Fernanda Garay, no entanto, tem agradado. Tomou o posto de Paula Pequeno no time titular e, enquanto Mari e Natália se recuperam de lesões, vai ganhando cada vez mais força na seleção.

Vôlei fernanda garay brasil peru (Foto: Celio Messias / VIpcomm)

- Não acho que uma jogadora tenha se destacado mais. O time jogou bem como um todo. Se uma tivesse sobressaído, eu não poderia esconder. A Garay tem ido muito bem, foi uma das jogadoras que mais evoluíram nos últimos anos, nas equipes e na seleção - disse Zé Roberto.

A jogadora foge do assunto. Fernanda Garay diz que a disputa por posição é saudável, mas que ainda não se sente titular da seleção.

- Vocês (jornalistas) falam muito de briga, mas não é assim. É uma disputa saudável. Eu quero estar nas Olimpíadas. Se for titular, ótimo. Se não, vou tentar fazer o meu melhor sempre.

Zé Roberto diz que a equipe deverá ganhar uma forma mais definida durante a disputa do Grand Prix. Mas, na primeira fase da competição, o treinador deverá mandar para a Polônia apenas as jogadoras mais jovens. Na cabeça, já a preparação para os Jogos de Londres.

- No Grand Prix, vamos enfrentar equipes de um nível mais alto, algumas que já estão classificadas para as Olimpíadas. Acho que as últimas três semanas são extremamente importantes para fechar o grupo. Nessa primeira fase, vamos deixar um grupo mais velho no Brasil. Ainda não está totalmente definido, mas Fabi, Thaísa, Jaqueline, Paula Pequeno, Fabiana, Sheilla, todas essas vão treinar no Brasil. Vai um grupo mais jovem, além da Mari, que precisa ganhar mais ritmo.

A seleção, que está no grupo D, estreia contra a Itália, no dia 8 de junho, em Lotz, na Polônia. A equipe ainda enfrenta Sérvia e Polônia na primeira fase. Depois, disputa a segunda fase no Brasil, em São Bernardo do Campo, contra Itália, Estados Unidos e Alemanha.



Postar um comentário

0 Comentários