Publicidade

Header Ads

O que é a NORCECA?


http://www.afecavol.org/imagenes/NORCECA%20logo.jpg

A NORCECA é uma organização sem fins lucrativos responsável por todas as atividades de voleibol que acontecem na sua zona da América do Norte, América Central e Caribe.  NORCECA é a confederação continental que representa os seus trinta e cinco países (35) membros na Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A Confederação é responsável por, entre outras coisas, a realização de Jogos Olímpicos e Campeonato do Mundo de torneios de qualificação, bem como campeonatos continentais para homens e mulheres no interior e voleibol de praia. Em 2003, NORCECA comemorou o seu trigésimo quinto aniversário (35º).

Origens

O conceito da NORCECA nasceu no Caribe, em 1966 nos Jogos da América Central, realizada em San Juan, Puerto Rico. Naquela época ele era conhecido como o Caribe e Zona da América Central. O desenvolvimento da Confederação NORCECA veio da mente visionária de hoje FIVB Presidente, Dr. Rubén Acosta Hernández, em conjunto com vários outros desportistas de Porto Rico, Cuba e Haiti. NORCECA foi formalmente criada pela FIVB e ao seu Presidente, Sr. Paulo Liband em 1968, quando o Canadá e os Estados Unidos da América juntaram-se à Confederação. Seu primeiro Campeonato Sênior foi realizada no México a partir de agosto 04-09 de 1969 e o jogo inaugural  foi do  Haiti contra o Panamá, com o Haiti vencer por 3-0.

A missão da NORCECA é governar, administrar e promover de todas as formas de Vôlei e Vôlei de Praia para continente da América do Norte, América Central e Caribe. Tem como objetivo desenvolver Voleibol dentro de cada Ferederação Nacional afiliada, respeitando as regras da FIVB e seus regulamentos.

Seus objetidos é contribuir para o fortalecimento organizacional de todas as Federações filiadas nacionais, melhorando a qualidade de seus membros e da eficiência dos seus serviços. Integrar América do Norte, América Central e Caribe a partir de uma perspectiva global, ajudar a encontrar respostas para o desenvolvimento do Voleibol em seus respectivos países. Aplicar todas as regras da FIVB e os Regulamentos, no que diz respeito às suas lógicas, psicológicas e sócio culturais da nossa Confederação. Promover o planejamento estratégico entre os os filiados as Federações Nacionais para garantir o avanço sistemático de Vôlei dentro da  Confederação, para que eles possam estar em um nível competitivo. Criar as condições de comercialização  eventos oficiais NORCECA e outros eventos internacionais organizados por  Federações Nacionais afiliadas.

O presidente é Sr. Cristóbal Marte Hoffiz. Representando todas as Federações Nacionais afiliadas, o Congresso da NORCECA é a autoridade suprema. Convocado a cada 2 (dois) anos, o Congresso elege o Presidente e os membros do Conselho a cada quatro (4) anos. O Conselho de Administração é responsável pela gestão global da NORCECA, supervisionando o trabalho das Federações Nacionais e Comissões, bem como funcionários de nomeação, incluindo os membros do Comitê Executivo. O presidente da NORCECA é pessoalmente responsável perante o Congresso e do Conselho de Administração, e ele é responsável por executar as decisões do Conselho e do Congresso com a ajuda de membros do Comitê Executivo. O Comitê Executivo é composto por membros do Conselho e cada membro é cobrado com responsabilidades importantes e específicas.

O Secretário-Geral é responsável pelo gerenciamento e administração de NORCECA, a implementação de Conselho e as decisões do Congresso e garantir que a Constituição, Regulamentos e decisões NORCECA sejam respeitados. As Federações Nacionais são responsáveis por Voleibol em seus respectivos países, enquanto as Comissões são estabelecidas para apoiar ações NORCECA em sua área de mandato e são responsáveis perante NORCECA pelo cumprimento de suas funções em conformidade com as decisões do presidente da Confederação.  

Presidentes NORCECA:

(1) Dr. Rubén Acosta Hernández (1968-1984)

(2) Libertario Pérez, esq. (1984-1988)

(3) Luis R. Mendoza, esq. (1988-2001)

(4) o Sr. Cristóbal Marte Hoffiz (2001-presente)



Postar um comentário

0 Comentários