Publicidade

Header Ads

Brasil atropela a Sérvia e avança no vôlei feminino



Até agora, foi uma estrada dura de atravessar. Não exatamente pelos buracos no asfalto, mas por solavancos que ninguém esperava. Atual campeã olímpica, a seleção feminina de vôlei cruzou a primeira fase dos Jogos de Londres sob desconfiança. Tanto que chegou à última rodada neste domingo sem depender das próprias forças. Mas as americanas não quiseram saber de entregar jogo, bateram a Turquia e criaram o cenário pelo qual José Roberto Guimarães torcia: quando entrou em quadra para pegar a Sérvia, o Brasil já não precisava carregar a incômoda calculadora. Bastava vencer. E aí uniram-se dois fatores: de um lado da quadra, a fragilidade do lanterna do grupo; do outro, a fome de vencer e evitar o vexame. Resultado: um 3 a 0 tranquilo (25/10, 25/22, 25/16) e a vaga assegurada nas quartas de final.

Com a quarta posição do grupo B, o próximo desafio será na terça-feira, contra a Rússia, líder da chave A. E aí não dá mais para pensar em perder. A equipe tenta agora deixar para trás algumas atuações ruins da primeira fase. A rodada de domingo poderia ter sido de frustração, caso os Estados Unidos tivessem perdido para a Turquia. Como venceram por 3 a 0, bastava às brasileiras uma vitória simples.

No primeiro set, já era um Brasil faminto. E com pressa. Fabiana, Thaisa e Sheilla colocaram o ataque nas costas e, quando a Sérvia piscou, já estava enforcada. As jogadoras de amarelo aproveitaram a fragilidade das adversárias e não deram moleza. Abriram logo 10/5 para garantir um conforto no placar e não tiraram o pé do acelerador. Com 22/10, as sérvias pareciam entregues. E bastou fazer mais três pontos seguidos para fechar a parcial em 25/10.

Equilíbrio no segundo set

Na segunda, o cenário foi diferente. As europeias abriram 2/0 e ameaçaram reagir, mas o Brasil não sentiu o golpe. Garay entrou na roda, passou a pontuar, e o time manteve a dianteira, desta vez com mais dificuldade do que no primeiro set. A Sérvia chegou a virar para 13/12, mas o susto não levou muito tempo. Com Thaisa virando todas, a equipe verde-amarelo fechou o segundo set em 25/22.

A terceira parcial começou mais equilibrada, e nenhuma das duas seleções conseguia abrir vantagem. Na parada técnica, era a Sérvia que liderava por 8/7, mas foi por pouco tempo. Vibrando em quadra, a seleção abriu 13/9 e não olhou mais para trás. Com bons momentos de Jaqueline e Garay, as meninas de Zé Roberto venciam por 15/11 quando o locutor do ginásio anunciou: "O Brasil está a dez pontos das quartas de final". Passou rápido. Bastou controlar o ritmo, evitar os apagões, fechar em 25/16 e recolocar as coisas em ordem: as campeãs olímpicas estarão na fase decisiva em Londres.


Postar um comentário

1 Comentários