Publicidade

Header Ads

Especialização precoce no voleibol

   http://static.hsw.com.br/gif/treinador-volei-criancas-4.jpg

    A especialização precoce é entendida como um processo que acontece quando crianças são introduzidas antes da fase pubertária a um treinamento planejado e organizado em longo prazo, e que se efetiva em um mínimo de três sessões semanais, com o objetivo do gradual aumento do rendimento, além, de participação periódica em competições esportivas (1).

    É comum, nos campeonatos brasileiros de seleções estaduais infanto-juvenis e juvenis de voleibol, que são realizados anualmente, premiar-se o atleta de maior destaque. Entretanto, não foram poucos os laureados que jamais conseguiram distinção na categoria adulta, seja em seus clubes, seja na seleção brasileira (2).

    É, também, corriqueira a conquista de campeonatos regionais por equipes constituídas, na sua totalidade, de adolescentes que, depois, largam a prática do voleibol, desiludidos, pois percebem que não mais conseguem acompanhar as performances técnicas de seus companheiros de clube ou adversários, muitos dos quais foram, um dia, seus reservas (2).

    As principais equipes de grande porte na maioria das vezes estão preparadas para oferecer um treinamento de alto nível visando resultados de qualidade aos seus atletas, isso porque eles contam com uma equipe de profissionais multi- disciplinar qualificada além de uma excelente infra-estrutura fornecida pelos clubes e patrocinadores (3). As equipes menores muitas vezes não dispõem de toda essa infra-estrutura mesmo assim vem se muitas vezes "forcadas" a apresentar resultados positivos. Esse é exatamente o ponto mais critico dessa realidade enfrentada pela equipes de voleibol que trabalham com as categorias de base.

    O treinamento de jovens atletas não pode ser pensado e estruturado sem levar em consideração a fase critica do desenvolvimento pela qual esses jovens seres estão passando (4).

    A partir da problemática exposta, este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento alguns dos efeitos do treinamento precoce em jovens atletas do sexo feminino na modalidade de voleibol, com o objetivo de provocar a reflexão dos profissionais atuantes na área de treinamento de voleibol para que os mesmos possam refletir e ponderar sobre a especialização precoce.

    Leia mais clicando aqui


Postar um comentário

0 Comentários