Publicidade

Header Ads

Zé Roberto: ouro em 2012 depende de 'conspiração do universo'

José Roberto Guimarães é o único treinador no mundo campeão olímpico dirigindo uma equipe de vôlei masculina e feminina. Em 1992, em Barcelona (Espanha), conquistou o ouro a Seleção masculina e, em 2008, em Pequim, na China, chegou ao pódio com o time feminino. Em uma padaria de Barueri (SP), o treinador recebeu o "SporTV News" para o quadro "Café com Esporte" e falou sobre a recente experiência na Turquia, no comando do Fenerbarhçe, a prepação da Seleção Feminina para a Copa do Mundo, no Japão, e a chance de defender o primeiro lugar da última Olimpíada nos Jogos de 2012, em Londres. Mas lembrou a dificuldade de subir novamente ao topo do pódio.

- O universo tem que conspirar a favor para que nenhuma jogadora se machuque, para o time estar completo e estar em um bom momento - afirmou ao "SporTV News".

Em 2010, Zé Roberto mudou-se para Istambul (Turquia), onde foi campeão mundial de clubes com o Fenerbahçe. No comando do time, o técnico treinou atletas de nível internacional, como a alemã Christiane Fürst e a russa Lioubov Sokolova.

- O fato de você treinar essas jogadoras é importante para você saber como é a escola delas. Eu conversava muito com a Sokolova porque eu tinha uma curiosidade muito grande de treiná-la e saber como foi a sua formação, como ela veio parar no vôlei, como ela raciocina, como ela se comporta, e foi uma convivência muito gostosa - disse.

Não ter o título de campeão do mundo deixa uma "pontinha" de decepção em Zé Roberto. Mas, para ele, há gente que valoriza mais o ouro olímpico.

- Lógico que é um título que falta. Mas eu digo, por exemplo, que a Sokolova, que é uma super campeã, não tem o título olímpico. Brincando com ela falei "você foi três vezes campeã", e ela disse "eu troco três campeonatos mundias por um título olímpico seu" - contou.

Em 2011, Zé Roberto retornou ao Brasil para comandar exclusivamente a Seleção feminina de vôlei. O grupo terá pela frente a Copa do Mundo, que será disputada em novembro e dezembro, no Japão. O campeonato dá vaga nas Olímpíadas de 2012, em Londres, e o treinador já prepara a equipe para a temporada que termina com o evento.

- É uma seleção que já tem uma base vinda de alguns anos, que começou efetivamente em 2005 e que vem crescendo, disputando todos os campeonatos. Elas estão em uma idade importante. Mari, 27, Sheilla, 27, e a Paula com 28 para 29, são jogadoras que estão em uma faixa etária importante, entre 26 e 30, com boa experiência. Há também uma faixa entre 22 e 26, que é uma faixa de formação e de experiência, e jogadoras jovens que estão chegando e estão sendo preparadas tanto para Londres quanto para 2016 - disse.

Zé Roberto espera conquistar vaga nas Olimpíadas de Londres, para tentar ser bicampeão olímpico com o vôlei feminino. Em 2008, conquistou o primeiro lugar em Pequim, na China. Humilde, o treinador admitiu que o segundo título, na Inglaterra, depende de muitos fatores.

- A gente ganhou há quatro anos atrás. Mas os outros times também treinam para conquistar uma medalha de ouro. Fazem trabalhos longos para ganhar essa medalha. Nós vamos enfrentar fortes adversários, vamos tentar manter o título, mas é difícil. Vamos tentar trabalhar forte, a gente tem os parâmetros, mas prometer, a gente não pode prometer nada - finalizou.



Postar um comentário

0 Comentários