Publicidade

Header Ads

FIVB derruba suspensão de Pedro Solberg

Pedro Solberg na praia (Foto: Amanda Kestelman / SporTV.com)

Com dois capítulos novos na manhã desta quinta-feira, o caso de doping do jogador Pedro Solberg, do vôlei de praia, sofreu uma reviravolta. Horas depois de receber a notícia de que a contraprova do exame tinha confirmado a presença do esteroide androstane, o atleta foi informado por seu advogado que a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) derrubou a suspensão até que o episódio seja julgado, o que acontecerá nas próximas semanas. A decisão foi tomada a partir de uma carta enviada pelo médico Eduardo de Rose, responsável pelo programa antidoping do Comitê Olímpico Brasileiro. O documento levantava uma série de dúvidas sobre o modo como exame foi feito.

- Pela carta que recebi do Dr. De Rose, existem vários indícios que geram dúvidas. A suspensão caiu baseada neste fato. Não seria justo eu ser punido por algo que não fiz – disse Pedro nesta segunda.

O resultado do exame demorou mais de um mês para sair, por diversos motivos: primeiro, o laboratório Ladetec estava com a agenda lotada por causa da demanda dos Jogos Mundiais Militares. Em seguida, quando a contraprova começou a ser feita, uma equipe de químicos contratada por Pedro foi informada de que o exame tinha sido cancelado e refeito por causa de um erro cometido pelo próprio laboratório.

- Depois desse erro tivemos que esperar mais duas semanas, porque eu não abri mão da presença dos meus químicos – contou o jogador.

Pedro revelou também que, durante todo o processo, foram levantadas questões importantes que podem ter influenciado no aparecimento da substância proibida em seu exame.

- A amostra do exame tem que ficar em uma temperatura específica, que tem chande de não ter ficado. Pesquisamos que se acontecer de ficar acima da temperatura, substâncias, isso inclui o esteroide da minha prova, podem aparecer no exame. Outras coisas também foram questionadas, como por onde a amostra passou de fato – disse Pedro.

O laboratório Ladetec, por sua vez, afirmou que não pode se pronunciar sobre o assunto por conta de uma exigência contratual feita pela Agência Mundial Anti-Doping (WADA).

Retorno deve acontecer na etapa da Holanda

Livre para voltar competir até o julgamento, Pedro acredita que dificilmente estará pronto para jogar na etapa da Finlândia, que acontece já na próxima semana. Ele confirmou que Rhooney Ferramenta será seu parceiro até o fim da temporada e o trabalho ao lado de Ricardo, que atualmente joga com o Pedro Cunha, só deve começar o trabalho no ano que vem.

- Na verdade, não quero falar muito sobre isso por enquanto. Já falei com o Ferramenta e vamos voltar a treinar juntos. Dificilmente vamos conseguir estar na Finlândia, mas acredito que na Holanda, se tudo correr bem, vamos competir - revelou Pedro.



Postar um comentário

0 Comentários