Publicidade

Header Ads

Tandara chega ao seu primeiro Grand Prix

Tandara disputa pela primeira vez uma competição internacional com a equipe profissional. Destaque da seleção de novas na Copa Yeltsin após começar o torneio no banco, a oposto de 22 anos percorreu um longo caminho até receber a chance do técnico José Roberto Guimarães no time principal. Literalmente. Foram quase quatro voltas ao mundo em viagens para defender o Brasil nas categorias de base.

Com a ajuda de um site especializado em calcular distância entre cidades no mundo, o GLOBOESPORTE.COM fez a conta: somando os trajetos de ida e volta para as competições pelos times infanto-juvenil, juvenil e a seleção de novas, tendo o Rio de Janeiro (sede da Confederação Brasileira e Vôlei e capital mais próxima do Centro de Treinamento de Saquarema) como ponto de partida, foram mais de 150 mil quilômetros percorridos, sem levar em consideração as possíveis escalas. Uma volta completa em torno da linha do Equador tem cerca de 40 mil quilômetros.

Ano Competição Percurso Quilômetros percorridos*
2004 Sul-Americano Infanto Juvenil Rio  - Quayaquil (EQU) 9.148km (ida e volta)
2005 Jogos Amistosos Rio - Moscou (RUS) 11.530km
2005 Jogos Amistosos Moscou - Katowice (POL) 1.384km
2005 Jogos Amistosos Katowice(POL) - Roma (ITA) 1.059km
2005 Retorno dos amistosos na Europa Roma(ITA) - Rio de Janeiro 9.180km
2005 Campeonato Mundial Infanto-Juvenil Rio de Janeiro - Macau (CHI) 35.286km (ida e volta)
2006 Campeonato Sul-Americano Juvenil Rio - Caracas (VEN) 9.016km (ida e volta)
2007 Copa Pan-Americana Rio - Colima (MEX) 16.122km (ida e volta)
2007 Campeonato Mundial Juvenil Rio - Nakhon Ratchasima(THA) 32.594km (ida e volta)
2011 Copa Yeltsin - seleção de novas Rio - Yekaterinburgo (RUS) 25.886km (ida e volta)
*O cálculo não levou em consideração as possíveis escalas. Fonte: http://www.howmanyhours.com
vôlei tandara fabíola brasil treino (Foto: Divulgação / CBV)

Animada com a oportunidade, Tandara se disse ansiosa para estrear na competição. Não apenas pensando no próprio currículo, mas por estar realizando um sonho do pai, Evaldo, que precisou abandonar a carreira no esporte quando novo para cuidar da avó da atleta.

- Estou muito nervosa, com uma expectativa muito boa. É só felicidade para mim e a minha família. Minha mãe ficou muito contente quando soube que eu estava entre as 14. Meu pai, então... Estou realizando um sonho dele.

Em menos de um mês, a oposto deixou de ser reserva da seleção de novas para integrar o grupo principal. A postura que adotou quando foi solicitada no torneio na Rússia, segundo ela, deve ter sido um dos pontos que chamou atenção da comissão técnica.

- Quando o time passou por um aperto, entrei e soube ajudar, mostrar meu trabalho. No clube, desde pequena, sempre fui de chamar a responsabilidade. Todo mundo fala que também tenho um ataque super forte, mas acho que chamei atenção pela atitude, porque sou muito batalhadora – disse a brasiliense.



Postar um comentário

0 Comentários