Publicidade

Header Ads

Como fazer um rolamento na defesa no voleibol

http://i1236.photobucket.com/albums/ff443/chakalat/notreinamento.gif

A defesa consiste em um conjunto de técnicas que têm por objetivo evitar que a bola toque a quadra após o ataque adversário. Algumas das ações específicas que se aplicam a este fundamento são:

Peixinho: o jogador atira-se no ar, como se estivesse mergulhando, para interceptar uma bola, e termina o movimento sob o próprio abdômen.

Rolamento: o jogador rola lateralmente sobre o próprio corpo após ter feito contato com a bola.
Esta técnica é utilizada, especialmente, para mininizar a possibilidade de contusões após a queda que é resultado da força com que uma bola fora cortada pelo adversário.
Martelo: o jogador acerta a bola com as duas mãos fechadas sobre si mesmas, como numa oração.

Falaremos hoje sobre o rolamento. A aprendizagem desse fundamento do voleibol deve ser feita com colchonetes, para evitar lesões maiores.

Há uma seqüência de Exercícios de ginástica de solo que, conjugados com a movimentação do voleibol, dão excelentes resultados durante a aprendizagem, ou seja:

- Rôlo p/ frente,

- Rôlo p/ trás,

- Rôlo p/ frente após "a fundo lateral",

- Rôlo p/ frente após "a fundo à frente",

- Rôlo p/ trás após "a fundo lateral",

- Salto do peixe,

- Salto do peixe após "a fundo a frente".

Exemplo de exercícios para rolamentos:



Para o treinador, é muito importante incenitvar a coragem do aluno. Antes da repetição e o aumento da complexidade dos exercícios, a técnica seja rigorosamente aprendida. Na medida em que os jogadores forem se desembaraçando, aumentar a complexidade dos Exercícios com maior velocidade e distância das bolas.

O treinador deve impedir a elevação do quadril na aproximação para a bola, além de evitar o abuso dos rolamentos, que muitas vezes são executados por exibicionismo. Primeiro, andar para a bola e, se puder, recuperá-la com uma manchete, o que‚ melhor por ser mais segura e mais precisa.

Importante também imperativo o treinamento para o desembaraço das mãos direita e esquerda, desde a aprendizagem.

Postar um comentário

0 Comentários