Publicidade

Header Ads

CBV enxuga Circuito Nacional de praia e cria novo torneio para 2012

Juliana/Larissa e Alison/Emanuel sagraram-se campeões brasileiros em 2011

A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) anunciou na última terça-feira o calendário 2012 do Circuito Nacional de vôlei de praia e, além de informar o cronograma das etapas, a divulgou uma série de mudanças na modalidade a partir da próxima temporada.

ETAPAS DO CIRCUITO NACIONAL 2012

1 - Salvador (BA) - 02 a 05/02
2 - Recife (PE) - 01 a 04/03
3 - João Pessoa (PB) - 22 a 25/03
4 - Fortaleza (CE) - 05 a 08/04
5 - Cuiabá (MT) - 13 a 16/09
6 - Goiânia (GO) - 27 a 30/09
7 - Belo Horizonte (MG) - 11 a 14/10
8 - Campinas (SP) - 01 a 04/11
9 - Curitiba (PR) - 15 a 18/11
10 - Rio de Janeiro (RJ) - 06 a 09/12

Em primeiro lugar, a Confederação enxugou o Circuito, reduzindo-o das atuais 12 rodadas para 10. Segundo a CBV, o objetivo é não sacrificar os atletas, já que, por ser um ano olímpico, 2012 já terá uma programação internacional pesada de torneios.

"Por ser um ano olímpico, o calendário internacional do vôlei de praia em 2012 está muito extenso. Serão realizadas 14 etapas masculinas e 14 femininas no Circuito Mundial, além dos Jogos Olímpicos de Londres. Para não sacrificar a preparação das duplas que irão representar o Brasil no exterior, reduzimos o primeiro semestre de seis para quatro etapas", explicou Tadeu Saad, superintendente de vôlei de praia da CBV. "Por outro lado, realizaremos as etapas Challenger, de modo que as equipes que não forem para as competições internacionais poderão seguir em atividade durante este período".

Conforme adiantou Saad, as quatro etapas iniciais do Circuito Nacional serão disputadas no primeiro semestre do ano, todas no nordeste: Salvador (BA), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE). As outras seis rodadas do campeonato acontecerão entre setembro e dezembro nas regiões sul, sudeste e centro-oeste: Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).

Os quatro torneios challenger – que não contam pontos para o ranking final do Circuito – acontecerão entre maio e agosto nas cidades de Maceió (AL), Campo Grande (MS), Joinville (SC) e Aracaju (SE).

A principal novidade do Circuito, porém, é o fim do qualificatório. Agora, para completar a chave principal de cada etapa, a CBV utilizará, além dos tradicionais convites, o novo Circuito Estadual de vôlei de praia.

No final de semana anterior a cada etapa da competição brasileira, será disputada uma rodada do torneio regional. As duas duplas finalistas de cada gênero – masculino e feminino – terão vaga garantida na etapa do Circuito Nacional. Segundo a CBV, a ideia é incentivar as competições regionais.

O Circuito Nacional 2012 começará na primeira semana de fevereiro e terminará em dezembro.

--

VEJA A ÁREA DE VÍDEOS DESSA PÁGINA



Postar um comentário

0 Comentários