Publicidade

Header Ads

Duelo de opostos do BMG/São Bernardo e Sada/Cruzeiro no 1º jogo do playoff


O encontro desta sexta-feira, às 21h (com SPORTV) entre o primeiro colocado na fase de classificação, o Sada/Cruzeiro e o oitavo, BMG/São Bernardo não marca apenas o confronto entre Minas e São Paulo na competição.


O duelo em Contagem (MG) mostrará o encontro de dois dos principais pontuadores da primeira fase da Superliga 2011/2012: os opostos Renan Buiatti do ABC paulista de 22 anos e 2.17m e de Wallace Souza da equipe mineira de 24 anos e 1.98m. Em comum não só a posição em quadra, mas também o início. Tanto Renan quanto Wallace são 'crias' do antigo projeto do Santander/Banespa/São Bernardo.

Wallace chegou à São Bernardo em 2006, vindo das categorias de base do Centro Olímpico de São Paulo, onde começou a jogar vôlei, ficando até 2008. No ABC paulista continuou seu crescimento, onde cada um represntava uma categotegoria.

"Quase não conversava muito com ele, era mais oi e tchau, por que quando ele estava saindo da quadra, eu chegava para treinar. Mas sempre o via dentro de quadra, era diferente", conta o jovem Renan Buiatti, de 22 anos da equipe do BMG/São Bernardo.
A diferença também aparece na altura, mas para Wallace Souza isso é recompensado dentro de quadra. "Dentro de quadra consigo diminuir essa diferença de altura com meu salto na hora de atacar e isso tem me ajudado bastante nessas últimas temporadas. Sinto que estou mais maduro até mesmo por tudo que já passei nessas temporadas com final da Superliga, Seleção. Tudo isso me acrescentou para um melhor jogo dentro de quadra", argumentou o atleta do Sada/Cruzeiro.

Enquanto Wallace traz na bagagem experiências recentes, o jovem Renan Buiatti chega ao playoff pela primeira vez como protagonista de uma equipe. "Tento não pensar nisso quando estou treinando e nesses dias que antecedem ao jogo. Penso que é mais um jogo importante nessa Superliga e que temos que ganhar. Desde que cheguei às categorias de base sempre me falaram que iriam me treinar para chegar na equipe adulta e você render. Chegou a hora. Já são sete anos aqui e desde o ano passado estou nesse processo de estar dando certo todo o treinamento que tive na base. Quero mostrar que todo o investimento deles até aqui está valendo a pena.", acrescentou o camisa 14 da equipe paulista.

Para Wallace, o retrospecto contra a equipe de Renan zera nessa fase do mata-mata e sabe o que é preciso fazer se quiser vencê-los. "Não podemos enfrentar o bloqueio deles, eles são muito altos e quem enfrentar vai parar. Nossa equipe chegou mais uma vez nessa fase da competição, pois teve muita consciência técnica e tática dentro de quadra. Nosso grupo se tornou muito forte nesse segundo turno, como também São Bernardo que conquistou essa vaga ao playoff. Não tem nada definido, por isso é preciso entrar em quadra com a mesma disciplina e mais da fase de classificação", avaliou o camisa 8 do Sada.

Do outro lado, o camisa 14 de São Bernardo quer surpreender os donos da casa. "Sabemos da qualidade da equipe do Sada, tivemos dois jogos muito difíceis com eles, mas sabemos que chegamos a esse playoff em melhores condições para enfrentá-los do que na fase de classificação", concluiu Renan que ainda brincou com o ex-parceiro de clube: "Pena que o Wallace fica do outro lado da quadra e não posso bloqueá-lo". Renan é o maior bloqueador do time do ABC na temporada.

Quem conhece bem um e outro é o técnico do BMG/São Bernardo. Rubinho acompanhou todo o desenvolvimento de Renan da base à equipe adulta e, acompanha Wallace na Seleção de Novos, onde também é o treinador.

"São dois jogadores jovens, de muito potencial e que ainda irão crescer muito tecnicamente. Wallace hoje tem a experiência da final do ano passado e também pela sua passagem com a seleção adulta, é versátil no seu ataque. O Renan vem buscando o seu espaço, seu desenvolvimento e já evoluiu muito dentro de quadra da temporada passada para essa e tem um grande caminho pela frente. Seu diferencial nesse momento é o bloqueio", avaliou Rubinho.

Renan Buiatti
 5º maior pontuador na fase de classificação com 317 pontos (251 de ataque, 51 de bloqueio e 15 de saque)
 8ª melhor defesa na fase de classificação

Wallace Souza
 3º maior pontuador na fase de classificação com 357 pontos (318 de ataque, 29 de bloqueio e 10 de saque)
 3º melhor ataque da fase de classificação com 38.58% de eficiência



Postar um comentário

0 Comentários