Publicidade

Header Ads

Pré-Olímpico de vôlei termina com suspeita de combinação de resultado

Jogadoras de vôlei da Sérvia vibram com ponto sobre o Japão, em partida que classificou os dois times para Londres. Foto: EFE


O torneio pré-olímpico de vôlei feminino terminou com a classificação das seleções da Rússia, Coréia do Sul, Sérvia e Japão, anfitriã do evento, e uma suspeita de combinação de resultados, de acordo com a Reuters. Isto porque a atual campeã europeia, a Sérvia, jogou contra a seleção Japonesa precisando de uma vitória simples, e as donas da casa precisando ganhar apenas dois sets. Resultado final: 3 sets a 2 para a Sérvia, único resultado que classificaria os dois times.

A Rússia confirmou sua vaga enfaticamente, ao vencer os setes jogos que disputou, enquanto a Coréia garantiu o seu lugar após a derrota do Peru por 3 sets a 0. Os campeões olímpicos Brasil , Estados Unidos, China, Turquia, Itália, Argélia e República Dominicana já haviam se qualificado a participar, juntamente com a anfitriã Grã-Bretanha, para o evento que reúne 12 equipes.

A decisão das últimas vagas, portanto, estava nas mãos da Sérvia e do Japão. Uma vitória japonesa levaria a surpreendente Tailândia para os Jogos de Londres, mas a derrota por 3 sets a 2 acabou classificando os dois times.

"Eu aprecio muito o que as minhas jogadoras fizeram, principalmente no último set", disse o treinador da Sérvia, Zoran Terzic, em entrevista coletiva. "Nós estávamos tensos e não jogamos bem, mas o Japão perdeu a sua força depois do terceiro set e nós ficamos felizes por atingir o nosso objetivo", concluiu.

Com a suspeita de combinação de resultado, o presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB, na sigla original), Jizhong Wei, publicou um pronunciamento no site da entidade, dizendo que "após o término do Torneio Pré-olímpico, a FIVB investigou a alegação de manipulação de resultados. A conclusão da comissão de controle da FIVB é que não há nenhuma evidência para provar a existência de manipulação de resultados".

O pronunciamento reitera ainda, que "os relatórios recebidos das federações nacionais do Japão e Sérvia disse o mesmo" e que "algumas testemunhas presentes no jogo deu o mesmo parecer". É esclarecido ainda que "uma combinação de circunstâncias, o sistema de competição e a situação final antes desta partida podem ter gerado uma sugestão de manipulação", e que, assim, "a FIVB já decidiu rever o sistema de competição do seu futuro olímpico torneios de qualificação, a fim de reduzir ainda mais a possibilidade de qualquer manipulação".



Postar um comentário

0 Comentários