Publicidade

Header Ads

Como ensinar o saque por cima no voleibol



A posição do atleta está atrás da linha de saque, de frente para a rede, com os pés ligeiramente afastados na distância dos ombros. O pé oposto da mão dominante deve estar ligeiramente para frente (para a esquerda e para frente para os atletas destros), dedos do pé apontando para o local que o sacador está mirando, com o peso do corpo apoiado principalmente no pé que está atrás. O atleta deve segurar a bola na outra mão na frente do corpo, palma para cima. O braço dominante deve ser segurado acima do ombro, com o cotovelo na altura da orelha e apontando para trás, e a mão apontando para frente ("polegar na orelha" ou "posição de arco e flecha").

Siga no twitter

Curta no Facebook

O atleta procederá da seguinte maneira: Lançar a bola suavemente a 1 metro no ar, de forma a passar na frente do ombro dominante. Alternar o peso do pé que está atrás para o que está à frente inclinando para frente, e girar o braço dominante alto e em direção do caminho da bola. Bater forte na bota com a mão aberta, mirando em um ponto ligeiramente acima da altura da rede. Seguir com o movimento do braço, girando a parte superior do corpo para obter mais força.

O estilo de saque lateral também funciona para muitos atletas. O atleta é posicionado da mesma forma que o estilo de saque tradicional com o braço abaixo do ombro descrito na seção anterior. Ao invés de segurar a bola na altura da cintura e mover o braço nesta altura ao redor do corpo, o atleta irá segurar a bola na altura do ombro, lançá-la acima da cabeça e movimentar o braço para tocar a bola em um movimento giratório.

Pontos de Ensino

O problema mais comum em um saque com a mão acima do ombro é um lançamento inadequado. Muitos não possuem coordenação com uma mão para realizar um lançamento consistente. Uma solução que funciona com alguns desses atletas é fazer com que usem as duas mãos no lançamento. O princípio mecanicamente é o mesmo, com exceção que o atleta usa as duas mãos ao invés de uma, e a bola deve ser lançada mais alto que o normal para dar ao atleta tempo de levantar o braço e movimentar.

O segundo maior problema é a mecânica inadequada no movimento do braço. Em geral, praticantes nunca aprenderam a forma correta de lançar a bola, a qual é traduzida exatamente pelo movimento de lançamento acima da cabeça usado no vôlei. A correção deste problema é substituir a bola de vôlei por uma de tênis ou de tamanho semelhante, e praticar o movimento de lançamento acima da cabeça corretamente. Os atletas devem continuar a usar o saque com a mão abaixo do ombro até que consigam jogar algum tipo de bola acima da cabeça, quando poderão começar a treinar este saque.

Postar um comentário

0 Comentários