Publicidade

Header Ads

Vôlei Amil orienta jogadoras: proibido 'chutar o balde' nas festas de fim de ano



O ano de 2012 representa um marco para a Amil. Criou seu time feminino de vôlei dentro de um projeto vencedor. Sob o comando de José Roberto Guimarães veio o vice-campeonato paulista e a manutenção das primeiras posições na Superliga. Para isso, foi preciso muito trabalho e dedicação de atletas e da comissão técnica em horas incansáveis de treinamento e garra dentro de quadra.

Assim, nada mais justo que um período de descanso nas festas de Natal e Ano Novo. São dez dias de 'férias', mas que ninguém se engane. Todas as jogadoras levaram lição de casa para ser feita, e bem feita, até o dia da reapresentação, marcada para 2 de janeiro.

Em recesso desde 22 de dezembro, nenhuma atleta tem permissão de fazer aquilo que a maioria das pessoas faz durante as festas de final de ano. Na linguagem popular, significa que ninguém pode ficar de "papo para o ar" quando o assunto é atividade física, nem "chutar o balde" quando se trata de nutrição. Mesmo na casa da mãe ou em viagem com a família ou namorado, as jogadoras levaram cardápio personalizado e planilha de exercícios.

Veja mais: Rocinha será contemplada com Escola Social RJX de Vôlei no próximo ano

O preparador físico José Elias Proença explica que o objetivo é a manutenção do trabalho realizado até agora para que elas voltem bem condicionadas para a sequência da Superliga, que tem jogo marcado para o dia 11 de janeiro, contra o Usiminas, em Belo Horizonte. O repertório de treinamento envolve musculação, pilates e exercícios aeróbios.

- Trabalhamos até agora com ganho de força. Durante o recesso, a proposta é continuar nesse processo, porque, quando elas voltarem, vamos transformar essa força para mais potência e mais especificidade (do gesto técnico em quadra). Então, saíram com lição de casa. Devem fazer, no mínimo, cinco treinos durante esses dez dias - explicou Zé Elias.

O cardápio não será menos rigoroso. A nutricionista Mirtes Stancanelli passou tudo 'mastigado' ao grupo antes do recesso. As jogadoras do Vôlei Amil devem continuar com a rotina de seis refeições ao dia, sendo três grandes para manter a estrutura do corpo, que elas já conseguiram, mais três pequenas refeições de suporte para que não sintam fome, acabem comendo demais e não queiram descontar depois.

- Elas já têm um cardápio individualizado, elaborado após a análise completa de cada uma. Basta seguir. Mas também pedimos que mantenham uma boa hidratação, porque a desidratação é cumulativa e, se não prestarem atenção, podem desidratar e isso diminui a performance. Assim, dois litros de líquidos ao dia bastam - ensinou.


Postar um comentário

0 Comentários