Publicidade

Header Ads

Brasil lidera ranking mundial do vôlei masculino; meninas estão em 2º


vôlei-ouro-londres

Se tomarmos o ranking das principais federações esportivas do mundo, o Brasil é o país do vôlei, e não do futebol. Enquanto a seleção dos gramados só é a 18ª na lista da Fifa, as seleções brasileiras de vôlei ocupam o topo do ranking mundial da FIVB (Federação Internacional de Vôlei).

A lista mostra o time masculino no primeiro lugar com 325 pontos. Mesmo com a derrota na decisão dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, para a Rússia, os comandados do técnico Bernardinho estão 33 pontos a frente dos russos, que tem 292. Itália (253), Polônia (237) e os Estados Unidos (217) fecham o top 5 da lista.

Já entre as mulheres, o Brasil aparece na segunda colocação, com 315 pontos. A equipe comandada por José Roberto Guimarães, mesmo com o bicampeonato olímpico conquistado em Londres, está a somente 15 da líder, a seleção americana, que tem 330. Japão (266), Itália (238) e China (226) completam as cinco primeiras posições.

Segundo os critérios da FIVB, cada uma das principais competições da temporada do vôlei (Olimpíadas, Copa do Mundo, Campeonato Mundial, Gran Prix, Liga Mundial e Copas Continentais) possui um peso e uma pontuação específica.

Considerando os resultados dos últimos dois anos, os brasileiros tiveram mais regularidade do que os demais, o que justifica a primeira posição. No caso da seleção brasileira feminina, o péssimo resultado no Grand Prix de 2011 (quando ficou em quinto lugar) fez a diferença na pontuação final do ranking.

A Liga Mundial 2013 começa no dia 31 de maio. Já o Grand Prix deste ano está previsto para o dia 2 de agosto.




Postar um comentário

0 Comentários