Publicidade

Header Ads

Quem é Neneca, a oposto sensação do Rio do Sul



Destaques em várias rodadas da Superliga Feminina 2012/2013, a ponteira do Rio do Sul Alessandra Januário dos Santos, a Neneca, tem 64kg e 1m76cm.

O bom trato dessa carioca de 24 anos com a bola a colocou entre um dos destaques da Superliga. Neneca foi premiada duas vezes em cada turno. O primeiro destaque veio, inclusive, em uma derrota. Mesmo perdendo para o Campinas por 3 sets a 0, a jogadora foi considerada a mais completa da rodada. No jogo seguinte, foi eleita mais uma vez após comandar a vitória sobre o São Bernardo – o que faria novamente no returno. Para fechar a conta, comandou o time no triunfo duríssimo diante do Minas. Na ocasião, além de maior pontuadora (23 pontos), teve a melhor recepção e o terceiro saque mais eficiente.

Até o momento, quem chegou mais perto de Neneca neste quesito foi a canadense Sarah Pavan, eleita em duas oportunidades a melhor da rodada e rival desta sexta-feira no confronto com o Rio de Janeiro. Entre as campeãs olímpicas em Pequim e Londres que disputam a Superliga, apenas Fernanda Garay e Tandara já foram agraciadas pelo bom desempenho nas estatísticas da CBV. A carioca, no entanto, prefere evitar comparações com as adversárias e ressaltar a ajuda que tem recebido das próprias companheiras em quadra.

A historia de amor de Neneca com o volei começou por acaso. Em 1999, a convite de uma prima, a pequena Alessandra começou a frequentar a escolinha de vôlei do clube Tijuca, na capital carioca.

- Não sabia nada - relembra a jogadora, que tratou de se ater a cada fundamento.

Desde então, foi aperfeiçoando o jeito de lidar com a bola e em 2004 já figurava entre as convocadas para as categorias de base da Seleção Brasileira. Atualmente, aos 24 anos, confessa estar na melhor fase da carreira.

Figura nas estatísticas como 10ª maior pontuadora (com 72 pontos) e melhor sacadora, com 10 pontos marcados a partir do saque. A defesa também é um ponto forte. Tem mais de 41% de aproveitamento na recepção, quarto melhor desempenho da liga.

Longe das quadras, Neneca procura se desligar do trabalho e ocupa o tempo com outra paixão: a música. Quando não está treinando ou viajando com o time, a ponteira volta à atenção para as aulas de canto e contrabaixo.

Os números de Neneca

- 3º maior pontuadora: 204 pontos, sendo 166 de ataque, 14 de bloqueio e 24 de saque

- Melhor sacadora: 24 pontos e 12,9% de aproveitamento

- 2ª melhor na recepção: 168 passes perfeitos e 38.99% de eficiência



Postar um comentário

0 Comentários