Publicidade

Header Ads

Brasil sofre virada da Rússia na Copa dos Campeões

Brasil x Rússia, vôlei, Copa dos Campeões (Foto: Divulgação / FIVB)

Quando o gigante Muserskiy cometeu o erro que fechou o segundo set para os brasileiros, parecia que o fantasma estava prestes a ser exorcizado. Naquele momento, a equipe do técnico Bernardinho abria 2 a 0 e se aproximava de uma vitória redentora sobre os carrascos das Olimpíadas de 2012 e da última Liga Mundial. Mas o pesadelo russo voltou. Em uma virada convincente, a atual campeã olímpica derrotou o Brasil por 3 sets a 2 (25/20, 25/22, 21/25,17/25 e 9/15) e impediu a seleção de levantar o troféu da Copa dos Campeões, no Japão. Eleito o melhor em quadra, Dmitriy Muserskiy marcou 20 pontos, um a menos que o companheiro Dmitriy Ilinykh, outro destaque da partida.

Do lado brasileiro, Lucão e Wallace comandaram as ações, sobretudo no início do confronto. O primeiro se destacou principalmente no saque, enquanto o segundo foi o maior pontuador da seleção, com 21 pontos. O Brasil enfrenta a Itália pela última rodada neste domingo. Qualquer vitória dá o título para a equipe de Bernardinho.

- Não queremos pensar neste jogo mais. Agora é pensar na Itália. Somos um novo time, com uma nova geração e jogamos bem. Tivemos chances no fim do terceiro set. Agora não quero pensar neste jogo de hoje. Queremos a vitória para sermos campeões amanhã - disse o levantador Bruninho, ao SporTV. 

Lucarelli virou a primeira bola. Na sequência, Lucão mandou uma bomba pela diagonal. O início do jogo mostrava que o Brasil estava com gás e concentrado para superar o fantasma russo. Lucão, Wallace e Lucarelli comandavam bem o bloqueio. O placar apontava 5 a 1 para o time de Bernardinho, e o técnico da Rússia logo pediu tempo. Com uma distribuição perto da perfeição, Bruninho não se deixou levar pela provocação do falastrão Alexey "Tintim" Spiridonov, que ao marcar seu primeiro ponto e o quinto de sua seleção, que perdia por 8 a 5, mostrou sua tradicional faceta e gritou para o brasileiro, que fez pouco caso. A resposta veio pelos braços de Sidão, parando Spiridonov.

Lucarelli não tomava conhecimento do bloqueio do russo Sergey Grankin, ganhando quase todas. Com passes precisos do companheiro Bruninho, ele foi o maior pontuador do set, com seis. Os brasileiros chegaram ao 20º ponto com Wallace soberano pela direita, abrindo cinco de vantagem. O Tintim, por sua vez, errou o saque, deu o 21º ponto para os seus oponentes e foi substituído. A Rússia até chegou a diminuir a diferença para três pontos, mas o Brasil fechou o set com uma bola despretensiosa, após uma defesa de Rapha que acabou dentro da quadra adversária: 25/20. 

Parecia que o segundo set seria diferente, com uma Rússia mais agressiva e que chegou a abrir três pontos de vantagem em 6/3. Só parecia. A concentração brasileira não demorou a voltar. Nome da etapa, Lucão estava inspirado no saque, e Lucarelli ignorou por completo o bloqueio rival, ajudando a equipe a tomar novamente as rédeas da partida. Carrasco das Olimpíadas, o gigante Muserskiy chegou a assustar com duas pancadas indefensáveis no saque. Mas Lucão devolveu na mesma moeda, empatando em 6/6. O Brasil passou à frente no marcador com um ataque de Maurício. Spiridonov? Não assustava. Foi bloqueado por Bruninho que, desta vez, não segurou a vibração ao garantir o 16º ponto da equipe, abrindo quatro de vantagem

Os atuais campeões olímpicos não se entregavam fácil e conseguiram encostar no marcador, equilibrando a parcial com 20 a 18. Uma largadinha de Wallace, que se destacava, tratou de esfriar de novo os oponentes. O central Sidão ampliou com mais um ponto de saque para a seleção. Os russos dificultaram, mas Lucão estava inspirado e conseguiu o set point. Ironia do destino, um erro de saque do carrasco Muserskiy fechou a etapa para os brasileiros: 25/22

Assim como no set anterior, os russos voltaram equilibrando. Com três erros seguidos dos brasileiros, os campeões olímpicos chegaram a abrir 6/3. Por mais que o time de Bernardinho encostasse no marcador, a Rússia ficou na frente do placar até a metade da etapa. O ímpeto de Muserskiy e companhia só foi esfriado por Lucão, que virou a partida para 14/13. Na sequência, Maurício se agigantou no bloqueio e ampliou. A equipe de Bernardinho chegou ao 16º ponto, com três de vantagem, após dois toques de Sivozhelez. Mas uma nova sequência de erros do Brasil ajudou os russos a empatarem em 16 a 16, após a bola de Wallace bater na antena da rede. A partir daí, equilíbrio total no placar. Lucarelli e Wallace forçavam o ataque brasileiro, e Pavlov e Muserskiy faziam o mesmo para os russos.

Mas a virada da seleção europeia na etapa veio pelas mãos de Dmitriy Ilinykh, que sacou forte demais. A bola ia para fora, mas Evandro deixou que batesse em seu corpo. Depois de um outro ponto de saque, os russos conseguiram enfim um set point e fecharam o set pelos braços de Sergey Makarov: 25/21.

A Rússia enfim acordava para o jogo. Na quarta etapa, assumiu à frente no marcador, contando com erros de saque do Brasil. O empate da equipe de Bernardinho veio novamente pelos braços de Wallace, um dos destaques do jogo, que explorou bem o bloqueio em um contra-ataque fortíssimo: 9/9.  Jogando com outro gás desde a parcial anterior, a Rússia tratou de retomar a vantagem com Andrey Ashchev, Sivozhelez e Pavlov, atacando sem dó e ampliando em 14/11 para os europeus. O bloqueio dos campeões olímpicos também funcionava, segurando o ataque de Lipe e ampliando para cinco pontos a vantagem: 18/13.

O Brasil enfim respondeu na mesma moeda, com um ponto de bloqueio de Sidão. Mas a força russa contrastava com os muitos erros da equipe brasileira, tanto no saque quanto no ataque. Do outro lado da rede, tudo passou a dar certo. Quando parecia que o ataque de Ilinykh era muito forte, a bola caiu na linha, e a Rússia já abria seis importantes pontos de vantagem 22/16. Um erro de saque de Lucarelli fechou o set para o quadro europeu. 25/17 e mais um tie-break.

O tie-break começou com os russos sorrindo novamente. Após erro de Wallace, Pavlov bloqueou o ataque de Lucarelli. Destaque da equipe, Wallace devolveu pela diagonal com uma largadinha indefensável. Pavlov errou o saque e chegou a ajudar o Brasil a encostar no marcador em 6/4. Mas não foi o suficiente. O gigante Muserskiy não só atacava bem, como bloqueava bem.  A Rússia abria cinco pontos de vantagem. Com uma inversão bonita de Makarov para Pavlov, a equipe europeia chegava ao 11º ponto, cinco a mais que o Brasil. O tie-break foi fechado pelos russos, que venceram o jogo de virada após um erro de saque de Wallace: 15/9.

Ainda pela rodada deste sábado, os Estados Unidos foram surpreendidos pela equipe do Irã, que venceu a partida por 3 a 2 (28/26,19/25, 19/25, 27/25 e 18/16)  e eliminou a possibilidade dos americanos brigarem pelo título da Copa dos Campeões. A Itália, por sua vez, confirmou o favoritismo e venceu o Japão por 3 a 0 (25/16, 25/21 e 25/21) antes do jogo decisivo diante do Brasil.


Postar um comentário

0 Comentários