Publicidade

Header Ads

Talita e Taiana já são oficialmente campeãs da temporada 2013


Foto da notícia

Talita e Taiana acabam de ser confirmadas como campeãs da edição 2013 do Circuito Mundial. O título ainda não podia ser anunciado porque havia uma mínima chance de as alemãs Semmler e Holtwick se manterem na disputa, o que não será mais possível. Com apenas o Open de Durban (AFS) a ser realizado, de 11 a 15 de dezembro, as brasileiras não podem mais ser alcançadas, mantendo a hegemonia e o reinado do país na história da competição.


Nesta SEXTA-FEIRA (29.11), a dupla alemã não confirmou presença num torneio zonal europeu em Montpellier, na França. Se jogassem e conquistassem o título, elas somariam mais 280 pontos no ranking mundial, fazendo a diferença para Talita e Taiana cair para 456 pontos, com 500 ainda em jogo no ano, justamente na etapa da África do Sul do Circuito Mundial. Com isso, a ampla vantagem se mantém em 736 pontos, com a sul-matogrossense e a cearense passando a fazer parte de uma seleta galeria. Para comemorar, estouraram a champanhe após o treino da manhã.

Em 22 edições do torneio feminino no Circuito Mundial, as duplas brasileiras conquistaram nada menos do que 19 títulos – os Estados Unidos levaram os outros três. E Talita e Taiana entram num hall de campeãs que conta com Jackie Silva, Sandra Pires, Mônica, Adriana Samuel, Ana Paula, Adriana Behar, Shelda, Juliana e Larissa. E foi mesmo uma conquista mais do que merecida. Em 11 etapas que disputaram, sendo dez Grand Slam e um Open, elas subiram ao pódio sete vezes.

Foram cinco ouros, nas etapas Grand Slam de Xangai (CHN), Haia (HOL), Roma (ITA), Long Beach (EUA) e Berlim (ALE), uma prata, em Xiamen (CHN), e um bronze, em Gstaad (SUI). Só não brilharam na etapa de abertura da temporada, o Open de Fuzhou (CHN), quando terminaram na nona colocação, e nas etapas Grand Slam de Corrientes (ARG), Moscou (RUS) e São Paulo (BRA), onde também ficaram em nono lugar.

"Sempre desejei, acreditei, busquei e me dediquei para conquistar esse título. Assim as coisas foram acontecendo. É um momento muito especial na minha vida e na minha carreira. Estou feliz demais, emocionada mesmo. Formamos esse time no início do ano para ser vencedor, e acredito que tudo isso está acontecendo por nos entregarmos por inteiro. Sempre confiamos muito em nós e na equipe que formamos", comemorou Taiana, que se diz honrada por colocar o Brasil no topo do mundo.

O momento mais marcante da conquista, citado por ambas, foi a final do Grand Slam de Berlim (ALE), quando tudo conspirava contra. Afinal, elas jogavam justamente contra Semmler e Holtwick dentro da casa delas. E mais: depois de já terem sido derrotadas no primeiro set da decisão, perdiam o segundo por 20 a 17. Mas, de forma incrível, conseguiram virar um set que parecia perdido e, mesmo com uma arena inteira a favor das alemãs, venceram também o tie break e sagraram-se campeãs.

Dupla já soma 86 vitórias em 107 jogos disputados

Talita e Taiana já somam 86 vitórias em 107 partidas, um belo aproveitamento de 80,4%. Quando, no fim do ano passado, as duas sentaram para conversar e decidiram unir forças, elas acreditavam que a parceria tinha tudo para dar certo. Mas, como afirma Talita, a teoria nem sempre leva à prática da forma como se deseja. Só que, mesmo num momento de mudanças no cenário internacional, elas souberam se impôr e se firmar.

"Montamos um time novo em um ano de muitas mudanças, com um ciclo olímpico que se iniciava com diversas novas duplas, além da implantação do sistema de seleções. E nos tornamos competitivas, ocupamos nosso espaço e conseguimos colocar nosso time no topo, o que é muito legal. Ganhar cinco etapas e fazer sete pódios é muito bacana, mas sabemos que a caminhada será cada vez mais difícil até a Olimpíada e ainda temos muito a crescer", avaliou Talita, que já tinha sido vice-campeã do Circuito Mundial duas vezes, em 2009 e 2010, ambas com Maria Elisa.

Talita citou o novo sistema de seleções, uma das grandes novidades a partir desta temporada. Desde a criação, o técnico (Marcos Miranda no feminino e Letícia Pessoa no masculino) passou a convocar os atletas e a ser o responsável por montar as duplas que representariam o Brasil nas competições internacionais – o que mostrou ser um sucesso já no primeiro ano, com um total de 29 pódios (11 ouros, nove pratas e nove bronzes) e todos os jogadores chegando a pelo menos uma final.

As campeãs sabem que não conquistaram o título de 2013 sozinhas. Elas não se esquecem de agradecer à comissão técnica da seleção brasileira, liderada por Marcos Miranda, à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e aos seus patrocinadores. E, claro, jamais deixarão de falar sobre aqueles que estão a seu lado em qualquer momento da vida.

"Aproveito para dedicar esse título e agradecer aos meus pais (Edson e Cláudia), meus grandes incentivadores desde as categorias de base, às minhas irmãs (Thaís e Ticiana) e ao meu marido (Ricardo Moacir), que foi sensacional esse ano, porque passei muito tempo longe e ele sempre segurou a onda. Não tem explicação o que todos eles fizeram e ainda fazem por mim. Tenho muita sorte em ter essa grande família. Devo muito também à Talita, por ter acreditado em mim, e à Virna, que cuida dos nossos interesses junto ao patrocinador", declarou a campeã Taiana.

TODAS AS CAMPEÃS DO CIRCUITO MUNDIAL:

2013 - Talita/Taiana (BRA)
2012 - Juliana/Larissa (BRA)
2011 - Juliana/Larissa (BRA)
2010 - Juliana/Larissa (BRA)
2009 - Juliana/Larissa (BRA)
2008 - Ana Paula/Shelda (BRA)
2007 - Juliana/Larissa (BRA)
2006 - Juliana/Larissa (BRA)
2005 - Juliana/Larissa (BRA)
2004 - Shelda/Adriana Behar (BRA)
2003 - Ana Paula/Sandra Pires (BRA)
2002 - Walsh/May (EUA)
2001 - Shelda/Adriana Behar (BRA)
2000 - Shelda/Adriana Behar (BRA)
1999 - Shelda/Adriana Behar (BRA)
1998 - Shelda/Adriana Behar (BRA)
1997 - Shelda/Adriana Behar (BRA)
1996 - Jacqueline/Sandra Pires (BRA)
1995/96 - Jacqueline/Sandra Pires (BRA)
1994/95 - Mônica/Adriana Samuel (BRA)
1993/94 - Kirby/ Masakayan (EUA)
1992/93 - Kirby/Reno (EUA)




Postar um comentário

0 Comentários