Publicidade

Header Ads

Volei Amil foca na preparação física na folga da Copa os Campeões

O Vôlei Amil tem seis atletas na disputa da Copa dos Campeões, no Japão, a partir do próximo dia 12. Além de Walewska, Tandara, Natália, Carol Gattaz e Claudinha, com a Seleção Brasileira, Kristin vai defender os Estados Unidos na competição. Enquanto elas 'aquecem as turbinas' para a última grande disputa internacional do ano, o trabalho não para em Campinas. Na Arena Amil, as demais integrantes do time de Zé Roberto passam pelo que o preparador físico Lucas Tessutti chama de uma mini pré-temporada.

Depois de enfrentar, no mês de outubro, uma verdadeira maratona de jogos, com média de um a cada três dias, a possibilidade de retomar uma rotina regular de treinos é bem recebida. Isso porque, com a agenda apertada, a preocupação da comissão técnica era de que as atletas 'sobrevivessem' ao período extenuante de jogos. Entenda-se sobreviver por chegar ao final das rodadas sem apresentar lesões e, de preferência, com vitórias. Deu certo. Priorizando treinos de manutenção do condicionamento físico e técnico e muita recuperação, as jogadoras entraram inteiras em novembro e com saldo de nove vitórias em 11 partidas, entre Superliga e Campeonato Paulista.

"A rotina na academia está sendo bem interessante. Estamos desenvolvendo uma retomada dos treinos de força, com o reestabelecimento de cargas e a preparação para os trabalhos de potência e velocidade", explica Tessuti, que comanda a preparação física enquanto José Elias Proença acompanha Zé Roberto e boa parte da comissão técnica do Vôlei Amil que está à serviço da Seleção Brasileira no Japão. "Além disso, pelo fato de outubro ter sido um mês com muitos jogos, o aspecto físico foi menos treinado em prol do tático e técnico", completa.

As jogadoras aproveitam esse período exclusivo de treinos para aumentar ganhos físicos e técnicos para a sequência da temporada. "É sempre bom poder ter esse tempo dedicado aos treinamentos, pois é nessa hora que nos aprimoramos, melhoramos de verdade para aplicar nas partidas", disse a líbero Michelle. Tessutti aponta ainda outro fator importante. "Nessa mini pré-temporada, o interessante é que as atletas já estão vindo com uma base, reflexo de todo o início da preparação. Desta forma, buscamos aprimorar ainda mais suas qualidades, partindo de patamares maiores", explica o preparador físico.

O Vôlei Amil se prepara para as semifinais do Campeonato Paulista, a partir dos dia 24 de novembro, e para retomar a participação no primeiro turno da Superliga. O próximo compromisso pela competição nacional está agendado para o próximo dia 29,em Campinas, diante do Praia Clube. Para as duas competições, o time de Campinas estará com força total, já que Zé Roberto e suas convocadas encerram a participação na Copa do Mundo dia 17 e retornam para o Brasil em seguida.


Postar um comentário

0 Comentários