Publicidade

Header Ads

Público de 62 mil abre Mundial de vôlei


Mias de 62 mil pessoas são esperadas para o confronto inaugural do Mundial, entre Polônia e Sérvia (Divulgação)

Neste sábado, dia 30 de agosto, começa a 18ª edição do Campeonato Mundial de vôlei, com as seleções mais tradicionais da modalidade em disputa. O Brasil, ao lado da Itália, é o segundo maior campeão do torneio, com três títulos e é também o atual tricampeão de maneira consecutiva (2002, 2006 e 2010). A Rússia é a maior vencedora, com seis troféus conquistados (1949, 1952, 1960, 1962, 1978 e 1982). Polônia (1974) e Estados Unidos (1986) irão em busca do bicampeonato, sendo que a equipe europeia terá todo o apoio de sua torcida.

E o apoio promete ser massivo na abertura do campeonato. Isso, porque o embate entre poloneses e sérvios, uma das grandes rivalidades do voleibol mundial, acontecerá no Estádio Nacional de Varsóvia, que terá lotação máxima, com mais de 62 mil pessoas (único jogo neste palco). Argentina, Austrália, Camarões e Venezuela compõe a chave A.

No grupo B, o Brasil aparece como grande favorito ao primeiro lugar. Mesmo com a renovação feita nos últimos quatro anos, o time do técnico Bernardinho vem apresentando melhoras a cada competição. O vice-campeonato da Liga Mundial comprova a evolução da equipe verde e amarela, que estreia só na próxima segunda-feira, às 8 horas (de Brasília), contra a Alemanha, no ginásio Spodek, na cidade de Katowice. A Seleção Brasileira ainda vai medir forças nessa primeira fase com Coreia do Sul, Finlândia, Cuba e Tunísia.

A nova geração brasileira é guiada pelo ponteiro Murilo, de 31 anos, e pelo levantador Bruninho, de 28, campeões mundiais com o Brasil. Leandro Vissotto, Wallace e Lucarelli são as boas revelações dos últimos anos.

Há 32 anos sem saber o que é levantar o caneco, a poderosa Rússia entra como uma das grandes favoritas ao título e promete atrapalhar o Brasil no seu caminho rumo ao tetracampeonato. Para conquistar o hepta, os russos contam com o eleito melhor jogador do mundo, o central de 2,18m de altura Dmitriy Muserskiy.

A equipe europeia vive um momento hegemônico no vôlei, já que é a atual campeã olímpica (Londres-2012) e da Copa do Mundo (Japão-2011). Os russos deverão classificar sem maiores dificuldades na chave C, que é integrada por Bulgária, Canadá, China, Egito e México.

Itália e Estados Unidos vão polarizar o Grupo D, que conta com as zebras Bélgica, França, Porto Rico e Irã. Essa última equipe mostrou na Liga Mundial, chegando às semifinais, que pode surpreender e a disputa do Mundial servirá como um verdadeiro teste aos antigos persas.

Liderados pelo ponteiro Ivan Zaytsev e pelos centrais Dragan Travica e Matteo Piano, o time renovado italiano vai atrás do tetracampeonato, assim como o Brasil. Já os sobrinhos do "Tio Sam" apresentam um elenco mais equilibrado. Matthew Anderson, David Lee, Taylor Sander, Bradley Lawson são os maiores destaques de uma equipe que é conhecida pela forte defesa.

Regulamento

Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificarão para a segunda fase, que será dividida em dois grupos de oito equipes. Dessas 16 seleções, as seis melhores campanhas formam dois grupos de três. Os dois melhores de cada chave garantem vaga nas semifinais, que serão disputadas em jogo único. A partir daí os vencedores jogam a final, enquanto os perdedores brigam pelo bronze.

Confira as datas e horários dos jogos do Brasil na primeira fase do Mundial 2014:

Brasil x Alemanha – segunda-feira (01/09) – 8 horas (de Brasília)
Brasil x Tunísia – quarta-feira (03/09) – 17h15 (de Brasília)
Brasil x Finlândia – sexta-feira (05/09) - 17h15 (de Brasília)
Brasil x Coreia do Sul – sábado (06/09) – 17h15 (de Brasília)
Brasil x Cuba – domingo (07/09) – 17h15 (de Brasília)



Postar um comentário

0 Comentários