Publicidade

Header Ads

A Pliometria no salto vertical no Voleibol


http://i.ytimg.com/vi/fWefAFEYEUQ/hqdefault.jpg

Pliometria. Pliometria é a palavra chave para praticantes de voleibol que querem melhorar a impulsão. A melhora do salto vertical é fundamental para o bom desempenho de vários fundamentos dentro do jogo.

O salto vertical no voleibol permite que o jogador execute o saque em suspensão (o viagem ao fundo do mar), o bloqueio, a cortada, o levantamento e quando necessário, praticar ações defensivas.
O salto vertical por ser um movimento multiarticular complexo que envolve a interação de diversos músculos e articulações além de fatores biomecânicos e fisiológicos, precisa de uma avaliação ampla de cada um desses componentes. Assim, podemos identificar em qual aspecto do salto nosso atleta é deficiente e corrigir imediatamente.

A força de potência é a mais atuante nos saltos do jogador do voleibol . O excelente salto vertical do voleibolista depende da força e da velocidade dos membros inferiores, a potência. Mas não podemos esquecer que a boa técnica desportiva também otimiza a altura do salto.

O salto vertical é executado numa fração de segundo, portanto seu combustível principal é a via metabólica do ATP–CP (creatina–fosfato) . Desta forma é importante aumentar a capacidade dos músculos em utilizar energia anaerobicamente. Exercícios de alta intensidade e curta duração – coordenativos de salto e exercícios pliométricos assim como exercícios de força com sobrecarga e alta velocidade de execução (próximo tópico) – devem ser explorados como forma de condicionamento. Para grande parte das modalidades esportivas, a resistência de força nos saltos é tão importante quanto a altura atingida no salto em si.

A potência possibilita o atleta saltar mais rápido e alto porque ocorre rápida contração muscular, embora a força isométrica máxima no momento da extensão do quadril e do joelho, e na flexão plantar, correlaciona-se significativamente com o salto vertical do atleta.

Portanto, se você é praticante ou lida com voleibol, use a PLIOMETRIA para melhorar o salto vertical.


Postar um comentário

0 Comentários