Publicidade

Header Ads

Superliga Feminina dá largada com quase 60% dos times em São Paulo

http://www.ogirassol.com.br/imgDesktop/-alexandre-arruda-cbv_1428814963.jpg

Com campeãs olímpicas e estrangeiras de destaque, não faltam motivos para os amantes do vôlei celebrarem o início da Superliga Feminina, que dá largada nesta segunda-feira para a edição 2015/2016. Mas uma análise do mapa da maior campeonato de clubes do país revela uma situação preocupante na avaliação de especialistas e ainda longe de ser superada.

O torneio terá equipes  de cinco unidades federativas: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Distrito Federal. Dos 12 participantes, sete são paulistas, o que corresponde a quase 60% do total. A concentração aumentou em relação ao ano passado com a saída do Maranhão Vôlei/Cemar, rebaixado à pisão de acesso. Na ocasião, 53% eram do estado.

Atual tricampeão, o Rexona-Ades é o único representante carioca. No Sul, o Rio do Sul/Equibrasil (SC) aparece isolado, assim como o Terracap/Brasília Vôlei (DF) no Centro-Oeste. Minas Gerais conta com Camponesa/Minas e Dentil/Praia Clube. Já São Paulo rouba a cena: Vôlei Nestlé, Sesi-SP, Pinheiros, São Cristóvão Saúde/São Caetano, São Bernardo, Concilig Vôlei Bauru e Renata Valinhos/Country.

O cenário não é novidade, uma vez que a região Sudeste, sobretudo São Paulo, centraliza alguns dos principais clubes formadores do país. O poder econômico ajuda. Com maior competitividade interna, as equipes paulistas chegam à Superliga com mais ritmo de jogo do que os rivais das outras regiões.

– Os torneios de base de São Paulo são interessantes, e lá os clubes da Superliga investem na base, como Sesi-SP, Pinheiros, São Caetano e nós. Sem contar que é um grande centro econômico – avaliou o técnico Luizomar de Moura, do Vôlei Nestlé.

De volta à Superliga após um ano de ausência, o técnico Paulo Coco, do Camponesa/Minas e assistente de José Roberto Guimarães na Seleção Brasileira, vê com preocupação a falta de uma melhor distribuição de equipes. Na visão do treinador, é preciso integrar os clubes ao cenário nacional desde a base. O Minas conta atualmente com um "time B" na pisão de acesso à elite, como forma de dar rodagem às atletas jovens.

– Para o bem do vôlei brasileiro, seria importante que houvesse uma distribuição melhor, que atingisse um público maior. Sentimos falta de uma equipe no Nordeste e de mais times no Sul, que é um celeiro importante de novos talentos – afirmou.

Dentre as atrações da Superliga Feminina reveladas fora dos grandes centros, estão nomes como Jaqueline, do Sesi-SP (Recife), Dani Lins, do Nestlé (Recife), Rosamaria, do Minas (Nova Trento-SC) e Natália, do Rexona (Ponta Grossa-RS).

Até hoje, só dois times do Nordeste disputaram a Superliga: Sport e Maranhão, sempre no naipe feminino. O primeiro foi desativado em 2010, devido à falta de patrocínio. O segundo quase seguiu o mesmo caminho, mas ainda sonha em retornar à pisão principal.


Brasília encara novato na elite

O Terracap/Brasília Vôlei encara hoje o estreante Renata Valinhos/Country, às 20h (de Brasília), no Sesi Taguatinga, no jogo de abertura da Superliga Feminina, válido pela 11 rodada.

O time paulista se classificou à elite com o título da seletiva nacional. A equipe do Distrito Federal foi sétima colocada na edição passada.

– Vamos dar experiência para as jogadoras e crescer como grupo – disse o técnico André Rosendo, do Valinhos.



Postar um comentário

0 Comentários