Publicidade

Header Ads

Conquista do Rio na Superliga iguala a maior hegemonia de títulos no Brasil

A conquista do Rio de Janeiro foi a 11ª da história

O que todos esperavam aconteceu. Em um grande jogo, o Rio de Janeiro venceu o Praia Clube por 3 sets a 1 e conquistou mais uma vez o troféu da Superliga - o 11º de sua história. Com mais uma conquista em sua imensa galeria de troféus, a equipe carioca igualou o clube com mais conquistas dentro do cenário dos esportes brasileiros.

Para o levantamento, foram considerados apenas os esportes coletivos e que são mais praticados no Brasil. Entre eles estão o futebol, o vôlei, o basquete, o handebol e o futebol de salão. Além disso, apeanas a Liga ou Campeonato Nacional de maior relevância foi levado em consideração.

Até então, o recorde de títulos por uma agremiação pertencia ao time masculino de basquete do Franca. Ao longo de sua história, a equipe do interior paulista também soma 11 conquistas nacionais na modalidade - a última delas em 1999. Agora não está mais sozinho, coma Superliga conquistada pelo Rio, as duas equipes estão no topo.

No futebol, o Palmeiras até chega a 12 conquistas nacionais, só que esse número só é alcançado com a soma de três torneios - Campeonato Brasileiro (8), Copa do Brasil (3) e Supercopa dos Campeões (1). Portanto, pela comporação, são oito títulos do maior torneio nacional, assim como o Santos.

No futebol feminino, não há comparações. Criado em 2013, o Campeonato Brasileiro não possui tempo suficiente para uma equipe alcançar o Rio de Janeiro, além de não havrem equipes mais de uma vez campeãs. Nos outros esportes, não temos nenhum time chega a 11 conquistas.

No próprio vôlei, o time do técnico Bernardinho está disparado na frente. Na comparação com o masculino, o clube com maior número de conquistas é o Minas Tênis Clube. No entanto, sete vezes campeão, o time mineiro está com quatro títulos de desvantagem em relação às meninas do vôlei.

Quando comparamos com o basquete, só o Franca faz frente, mas ao que tudo indica não por muito tempo, já que as conquistas rarearam nos últimos anos. O masculino faz frente, mas o feminino não. Quem mais conquistou entre as mulheres foi Ourinhos. A equipe do interior paulista é dona de cinco troféus da modalidade.

No handebol a história é a mesma. Entre os hoemns, temos a ADC Metodista como a maior vencedora nacionalmente, são oito conquistas. No feminino, a mesma Metodista também reina absoluta com uma conquista a mais. Enquanto os homens possuem oito títulos, as meninas tem nove.

O futebol de salão é mais um esporte para a lista. Entre os hoemns, a equipe com mais conquistas nacionais é o Carlos Barbosa, de Santa Catarina, que já levantou cinco vezes a taça de campeão. No feminino, o clube mais vencedor é o UnoChapecó/NTozzo/Female, também de Santa Catarina, que coleciona seis taças.

Com 9 conquistas nos últimos 12 anos, a hegemonia do Rio de Janeiro espanta pela regularidade e tem tudo para continuar daqui em diante. O Osasco, maior rival, sempre consegue chegar para a disputa nos momentos finais, mas nunca leva. Este ano, o Praia Clube tentou quebrar a escrita e fez um jogo e ameçou quebrar a escrita. Mas ao fim, a tradição falou mais alto.



Postar um comentário

1 Comentários