Publicidade

Header Ads

Como acontece o rodízio no Voleibol




Os jogadores mudam de posição sempre no sentido dos ponteiros do relógio. O rodízio permite que todos os jogadores passem pelas seis áreas da quadra, participando do ataque e da defesa. Todos também participam do saque. Esta é a grande vantagem do voleibol: permite a todos os jogadores a mesma possibilidade de participação.

As posições de rodízio vão de 1 a 6. Sendo que o jogador que ocupar a posição N° 1, sempre será o responsável, obrigatoriamente, de realizar o saque da equipe.

Observe a ilustração:

Entenda que as posições de rodízio são fixas na quadra, apenas os jogadores rodam. Por exemplo, se o atleta "A", ocupa a posição "3" no rodízio, após um rodízio ele irá ocupar a posição "2".

Rede e Fundo

No Voleibol se denomina que os jogadores que ocupam as posições 4, 3 e 2 no rodízio estão "na rede" e os jogadores das posições 5, 6 e 1 estão "no fundo".

Quando ouvimos em uma transmissão de um jogo de Voleibol na TV, que a "rede" de determinada equipe é uma "rede" alta, a palavra rede aparece no sentido conotativo, já que a rede que o locutor está se referindo é referente aos jogadores que estão ocupando as posições 4, 3 e 2 no rodízio, que por sua vez, são os mais altos da equipe.

Quando ocorrerá o rodízio?

O rodízio ocorre todas as vezes em que uma equipe marca um ponto após o saque da equipe adversária. Ou seja, se sua equipe marcou um ponto após o saque do adversário, sua equipe deve rodar uma posição, no sentido horário. Já se sua equipe marcou um ponto após um saque de sua própria equipe, o rodízio permanece como está.

Regras relacionadas ao rodízio

Primeira regra relacionada ao rodízio está relacionada ao saque, que sempre será feito pelo jogador que ocupar a posição 1 após um rodízio.
Outra regra importante é que os jogadores que ocuparem as posições de "fundo" (1, 5 e 6) não podem atacar na linha de 3 metros, ou mesmo pisando nela. De forma, esses mesmos jogadores também ficam impedidos de bloquear, já que é impossível efetuar um bloqueio estando atrás da linha de 3 metros.

O Líbero

O Líbero foi criado com o objetivo de fazer a bola ficar mais tempo em jogo, já que ele é um jogador especialista em defesa e sua função em quadra é de defender.
Ao Líbero é permitido: substituir e ser substituido ilimitadamente; defender e levantar.
Ao Líbero é proibido: atacar; bloquear; sacar e levantar saltando após a linha de 3 metros.


Postar um comentário

25 Comentários

  1. Respostas
    1. Yure martins produziu bumm mais uma que explodiu kkkkkkkk

      Excluir
  2. Quais sao as principais infrações durante o rodízio de posições no vôlei?

    ResponderExcluir
  3. Bolsonaro 2019👍👍👍👈👈👈👈👈👈👊👋✌👇
    MERDA

    ResponderExcluir
  4. Gente eu tenho uma duvida alguém pode me ajudar qual ea ordem do rodizia por exemplo se eu estou na posição um e rodo eu vou pro 2,3,4,4ou6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodízio sempre em rotação horária, ou seja, 1->6, 6->5, 5->4, 4->3, 3->2, 2->1...

      Excluir
  5. Sem o líbero o time, fica mais forte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende apenas de estratégia. O líbero é feito para salvar a bola quando ela vai fazer um ponto no seu time. Agora se seu time prefere atacar ou defender vocês decidem

      Excluir
  6. valeu, estou assistindo o jogo da seleção e praticando haha.;)

    ResponderExcluir
  7. Poderiam me tirar um duvida sobre o rodízio do primeiro ponto??

    Se estou jogando e meu time está perdendo de 4x0 ao fazer o primeiro ponto nós giramos normalmente ou permanecemos na mesma posição?

    A regra do primeiro ponto e não rodar, é usada no primeiro ponto da partida ou por cada equipe?? 😳

    ResponderExcluir