Publicidade

Header Ads

Jogadora assina contrato com Bauru e é a 1ª trans na Superliga feminina de vôlei

Jogadora assina contrato com Bauru e é a 1ª trans na Superliga feminina de vôlei

Primeira jogadora trans a atuar na Superliga feminina de vôlei, a ponteira Tiffany assinou contrato com o Bauru para a sequência da temporada 2017/2018. A jogadora, de 33 anos, já treinava no clube desde julho para se recondicionar fisicamente. Ela já chegou a disputar jogos da Superliga masculina no Brasil antes de fazer a transição. Porém, no início de 2017, a atleta recebeu permissão da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para competir profissionalmente entre as mulheres. Desde 2016, o Comitê Olímpico Internacional (COI) liberou a participação de homens em competições femininas, mas com a testosterona controlada, sem a necessidade de cirurgia de mudança de sexo.
"A primeira [regra] era só para quem tinha feito a cirurgia, que é o meu caso, e a segunda é a que tem de estar com a taxa de testosterona abaixo de 10, que também é o meu caso. Quem não se enquadra, especialmente na taxa de testosterona, é considerado doping e pode ser punido com suspensão de dois anos das competições", explicou Tiffany.
A ideia inicial da goiana era retornar à Europa após o recondicionamento físico. No entanto, ela acabou aceitando a proposta do Bauru de ficar definitivamente no clube. A jogadora se disse muito feliz com a decisão. "O surgimento do Bauru em minha vida foi muito legal, porque mesmo na Europa, eu sempre acompanhava os jogos. E quando recebi o convite para vir para o time me recuperar, fiquei muito feliz e não pensei duas vezes. É um time guerreiro que luta muito e espero que possa ajudar e só somar a esta equipe tão batalhadora. A liga feminina brasileira é uma das mais fortes do mundo e o meu nível não é diferente de nenhuma das meninas. E sei que terei muitas dificuldades contra as quais terei de lutar para ajudar a equipe. Estou muito feliz com este acerto, pois, além de voltar a atuar no meu país, ainda vou estar mais perto dos meus familiares", comentou.

A estreia de Tiffany ainda não tem data definida. O Bauru volta à quadra neste domingo (10), às 12h no horário da Bahia, para encarar o São Caetano, no ginásio Panela de Pressão, em Bauru. A equipe ocupa a nona colocação na tabela de classificação com 12 pontos.


Postar um comentário

0 Comentários