Publicidade

Header Ads

Renan Dal Zotto é suspenso por federação e não comanda o Brasil contra os EUA no Mundial

 
Renan Dal Zotto é suspenso após soltar bola em quadra durante o tie-break contra a Rússia
Renan Dal Zotto não estará à frente do Brasil na partida contra os Estados Unidos, nesta sexta-feira, no encerramento da 3ª fase do Mundial masculino de vôlei. O técnico foi suspenso por um jogo pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) por conduta imprópria durante o tie-break contra a Rússia, nesta quarta-feira. A FIVB alega que o treinador deliberadamente soltou uma bola em quadra com o intuito de enganar o árbitro.
O placar marcava 14 a 11 para o Brasil no quinto set quando ocorreu o incidente. Nas imagens da transmissão oficial é possível apenas ver uma bola quicando dentro da quadra do lado brasileiro, mas outras cameras da FIVB mostram o momento em que Renan solta uma bola enquanto caminha na lateral da quadra. O ponto foi finalizado logo depois, com um ataque do russo Maxim Mikhaylov, que salvou um match point.
Procurada pelo GloboEsporte.com, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) respondeu através de uma nota, informando que o auxiliar Marcelo Fronckowiak será o responsável por liderar a seleção no confronto com os EUA. O comunicado traz ainda uma declaração de Renan, que afirma ter soltado a bola de forma não intencional.
- Foi uma partida extremamente tensa, nervosa, onde nós estávamos perdendo de 2 a 0 e foi necessária uma superação sobre-humana para virarmos e vencermos um jogo que poderia ser decisivo para nossa trajetória na competição. Nos últimos pontos, tomado por uma adrenalina enorme, no auge da tensão da reta final do jogo, acabei soltando uma bola, de forma não intencional, que foi em direção a quadra. E, mesmo que essa bola não tenha interferido em nada, nem mudado o andamento do jogo, a Federação Internacional achou por bem me suspender em uma partida. Não concordamos, foi uma punição rigorosa, mas respeitamos a decisão.
A partida terminou com uma incrível virada do Brasil após Renan e a comissão técnica colocarem o levantador William, o central Isac e o libero Maique (se alternando com Thales na defesa e na recepção, respectivamente) no jogo. O placar teve parciais de 20/25, 21/25, 25/22, 25/23 e 15/12.
Nesta quinta, os Estados Unidos derrotaram a Rússia por 3 sets a 0 e garantiram o Brasil nas semifinais do Mundial antecipadamente. O confronto entre brasileiros e americanos, nesta sexta-feira, apenas definirá a classificação do Grupo I.

Confira a nota oficial da FIVB traduzida para o português

O Comitê de Controle do Campeonato Mundial Masculino da FIVB suspendeu o técnico chefe da seleção nacional do Brasil, Renan Dal Zotto, para a próxima partida do Brasil, contra os Estados Unidos, em 28 de setembro. A decisão foi tomada depois do Sr Dal Zotto ter sido considerado culpado de conduta imprópria durante a partida entre Brasil e Rússia.
O Sr Dal Zotto deliberadamente jogou a bola na quadra durante o match point no quinto set da partida da última noite para enganar o árbitro. O incidente foi flagrado pelas cameras do evento e é uma violação direta do Artigo 14.2 das Regulações Disciplinares da FIVB, em conjunção com os Artigos 20.1.3 e 20.1.1 das Regras do Jogo, que governa a conduta esportiva e o fair play, respectivamente.
O Comitê de Controle da FIVB também avisou formalmente o Sr Dal Zotto que ele enfrentará uma punição mais severa se a conduta futura dele foi questionada.
A FIVB está comprometida em manter os mais altos níveis de fair play e espírito esportivo e não vai tolerar conduta imprópria em seus eventos


Postar um comentário

0 Comentários