O voleibol é um esporte fascinante e não é à toa que é acompanhado por milhões de pessoas ao redor do mundo. Porém, para quem quer aprender os fundamentos do Voleibol não é fácil. Por não ser um esporte que tenha movimentos naturais como o futebol e o próprio handebol, o Voleibol precisa de gestos específicos num toque ou numa manchete para ser jogado.
A maioria das pessoas que jogam Voleibol tiveram a sua iniciação em escolas ou em escolinhas desportivas e os professores de Educação Física, muitas vezes aficcionados pelo esporte, como eu, acabam migrando para o ensino do Voleibol.
Há uma metodologia que utilizo para ensinar os fundamentos do Voleibol e que vem sendo bem eficiente ao longo dos anos. O minivoleibol é uma metodologia de aprendizagem do voleibol simples e adaptada às necessidades e ao estágio de maturação das crianças. Como o praticante, no período de iniciação, se encontra em fase de construção das suas capacidades motoras, se entendeu que reduzindo as ações complexas para situações simplificadas de jogo a assimilação do conteúdo do jogo aconteceria de uma forma mais natural.
Com isso, essas adaptações tornam o jogo de Voleibol mais simples, despertando a motivação e aumentando a diversão dos praticantes no jogo. Por exemplo: uma das adaptações é a redução do tamanho da quadra. Isso facilita a bola fica mais no ar porque se tem um espaço menor para que as crianças não deixem a bola cair. Peso da bola é outra adaptação, assim como o número de toques.
No mini voleibol, todo o conteúdo, todas as adaptações são realizadas pensadas para um melhor desenvolvimento do jogo de voleibol e, claro, o aprendizado dele. Esse método facilita o aprendizado do voleibol e tenho certeza que deve ser divulgado para os amantes desse esporte.
Caso você seja professor (a) e queira saber mais sobre esse método para estudá-lo para aplicar nas suas aulas rapidamente, recomendo o curso de Mini Voleibol do Esporte Educacional. É um guia bem legal de aplicação e que você consegue várias informações bacanas sobre o método.
0 Comentários