Entre outros, a FIVB organiza os seguintes eventos internacionais:
- Torneio Olímpico de Voleibol
- Campeonato Mundial
- Copa do Mundo
- Liga Mundial
- Grand Prix
- Campeonato Mundial de Voleibol de Praia
A FIVB também participa da organização de eventos continentais que têm um significado internancional, como por exemplo os torneios qualificatórios para os Jogos Olímpicos e para o Campeonato Mundial.
Outra área de interesse da FIVB é a promoção do voleibol ao redor do mundo. Parte de suas atividades consiste em atrair patrocinadores e parceiros comerciais através da negociação dos direitos de transmissão e cobertura para eventos de voleibol de alto nível.
A FIVB também mantém uma linha especial de programas dedicados à profissionalização do voleibol mundial. As principais atividades envolvidas consistem no estabelecimento de centros de desenvolvimento em áreas onde o esporte ainda não é popular e o fornecimento de auxílio (em material e treinamento) para organizações que estão abaixo dos padrões exigidos em nível internacoinal.
A FIVB é responsável pela padronização das regras do voleibol. Recentemente, muitas alterações foram introduzidas em sintonia com os objetivos promocionais da entidade, na tentativa de aumentar o interesse do público e satisfazer às exigências de patrocinadores e veículos de comunicação. Estas medidas vão de restrições simples, quase mundanas, como por exemplo a exigência de uniformes "estilizados" - significando roupas justas, que supostamente agradam mais aos espectadores porque salientam o corpo dos atletas - até mudanças bastante drásticas na forma de jogo (e.g., o sistema de pontos corridos).
A FIVB é a mais alta autoridade internacional no que diz respeito ao voleibol, e julga (ou, pelo menos, é envolvida no julgamento) sobre casos de dopping, transferência de jogadores, mudanças de nacionalidade e determinação de gênero. A entidade também publica o Ranking Mundial da FIVB, que é utilizado como base para a definição dos cabeças-de-chave em competições interncionais.

0 Comentários