Publicidade

Header Ads

Ídolos do Vôlei #4 Ana Richa

http://www.antcarlos.com.br/images/ana-med.jpg

Ana Maria Richa Medeiros (nascida em 3 de dezembro de 1966 no Rio de Janeiro) foi uma jogadora de volei de quadra e de praia apossentada.

Na década de 1980, foi duas vezes foi integrante da equipe feminina de volei do Brasil, que competiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984 (Los Angeles, Califórnia) e os Jogos Olímpicos de Verão de 1988 (Seul, Coréia do Sul). E em 2003 foi medalha de bronze no Pan de Santo Domingo

A opção pelo vôlei na vida da levantadora aconteceu bem cedo. Aos 11 anos, já batia bola no Botafogo. Colecionou títulos lá e depois no Rio Forte, Translitoral e Lufkin, clubes que defendeu. Em 1984, estreava pela Seleção na Olimpíada de Los Angeles. Quatro anos depois, com apenas aos 21, já era capitã do time que terminou a competição no sexto lugar.

- Olimpíada é mágico, diferente mesmo. Eu nunca fui de chorar, sou reservada, mas desabei em lágrimas nas duas cerimônias de abertura em que participei. Além disso, a experiência de estar em uma vila olímpica convivendo com os melhores atletas do mundo é inesquecível. Em 1988, eu estava jantando e quando olhei para o lado lá estava o Sergei Bubka (o maior atleta de salto com vara).

Paralelamente à rotina de clubes e seleções, Ana encontrava tempo, desde início dos anos 90, para jogar alguns torneios na praia. O esporte estava começando a se popularizar e virou profissão para a jogadora em 1997. Seis anos mais tarde, em 2003, jogou 22 torneios ao lado da então novata Larissa, que atualmente forma com Juliana uma das duplas mais vencedoras do mundo. Juntas, chegaram a 20 semifinais, dez finais e conquistaram cinco títulos.

- Foi ótima a parceria com a Larissa. Eu já tinha 37 anos e só deixamos de vencer o Circuito Brasileiro porque mudaram o critério de descartes. Além dos títulos dos torneios no Brasil, conquistamos o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. Fico orgulhosa sempre que a vejo vencendo ao lado da Juliana.

Há quase dois anos na nova empreitada, Ana afirma ainda estar 'aprendendo a ser técnica'. O aprendizado, pelo jeito, está dando resultado. Carol e Gabby, que jogam o Circuito Banco do Brasil na categoria sub-21 mesmo tendo idade para jogar o sub-19, terminaram o primeiro torneio do ano, realizado em Ponta Grossa-PR, no início de maio, na quinta posição.

Postar um comentário

0 Comentários