Publicidade

Header Ads

Ídolos do Vôlei #5 Carlão

Antônio Carlos Aguiar Gouveia (Rio Branco, 20 de Abril de 1965), conhecido simplesmente como Carlão foi um jogador de vôlei brasileiro. Ele foi o capitão da seleção brasileira que conquistou o primeiro ouro do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona.

http://www.riobranco.ac.gov.br/v4/images/stories/2010/novembro_2010/carlao_mauricio_dengue_site1.jpg

Carlão morava em Rio Banco junto com seus pais e mais seis irmãos. Seus primeiros passos no esporte foi em outra modalidade: o futebol.

Torcedor assíduo do Rio Branco Football Club, começou no esporte dentro do clube, onde foi goleiro da equipe infantil, chegando a conquistar um título estadual. Aos 17, mudou-se para Fortaleza pois, além de uma de suas irmãs já morar na cidade, um de seus irmãos estava fazendo tratamento de saúde no Ceará. Na capital cearense, começou a praticar basquete na escola onde estudou, o Colégio Farias Brito, mas depois foi convidado por um professor de vôlei do colégio a também praticar o esporte. Com horários alternativos, Carlão passou a praticar as duas modalidades, mas com o tempo foi deixando o basquete de lado e se interessando cada vez mais pelo vôlei.

Sua paixão pelo vôlei começou quando viu o Brasil ganhar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles. Na época, o esporte se tornou febre no país e Carlão passou a praticá-lo. Seu professor do colégio o levou ao Clube Círculo Militar, onde Carlão ficou por 3 anos, até ser dispensado pelo treinador do clube, o qual disse que ele "era muito desengonçado para o esporte". Depois entrou no clube Náutico Atlético Cearense, onde conheceu o técnico da Seleção Estudantil do Ceará. Foi convocado para participar dos Jogos Escolares Brasileiros em Brasília, onde sagrou-se campeão nacional. Pelo Náutico, Carlão também sagrou-se campeão da Segunda Divisão do Brasileiro, sendo escolhido o melhor jogador do campeonato.

No início, a família via Carlão no vôlei como um divertimento. Porém quando ele foi convocado para a Seleção Brasileira Juvenil, em 1985, e logo após recebido uma proposta para jogar em um clube em Campo Grande, as coisas começaram a ficar sérias. Seu pai deu todo o apoio, mas a sua mãe foi contra. Na época, Carlão fazia faculdade de Processamento de Dados, mas decidiu trancá-la e optar pela carreira de atleta.
Com apenas três anos no esporte, Carlão já estava na seleção brasileira principal, ao lado de estrelas como Bernard, Xandó, William, Renan e Amauri. Carlão tinha apenas 20 anos de idade, mas já demonstrava as características que o levariam a ser o líder da seleção que dominou o voleibol mundial no começo dos anos 90.

Até hoje, ele é o segundo atleta com maior número de jogos pela seleção brasileira. Jogador de enorme talento, foi o capitão da seleção brasileira durante dez anos, de 89 a 99. Defendendo o Brasil, conquistou 12 títulos, inclusive o mais importante para qualquer atleta, de qualquer modalidade: Os Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona, o primeiro ouro de esportes coletivos do Brasil.

Carlão venceu por onde passou. Foi cinco vezes campeão brasileiro. Numa das finais, em 94, na primeira edição da Superliga, no jogo entre Frangosul/Ginástica de Novo Hamburgo-RS e o Report/Suzano-SP, Carlão continuou em quadra, mesmo depois de ter quebrado o pé, e ajudou o Frangosul/Ginástica a conquistar a primeira Superliga. Na Itália, onde atuou por quatro temporadas, Carlão conquistou tudo o que podia: foi bicampeão italiano, campeão da Copa Itália, campeão europeu e campeão da Copa das Confederações.

http://e.i.uol.com.br/volei/060125carlao.jpg

Além da garra e da liderança, Carlão sempre mostrou muita versatilidade. Recebeu prêmios individuais em vários fundamentos, melhor bloqueador, melhor atacante, e foi eleito o melhor jogador do Brasil três vezes, melhor jogador do Campeonato Italiano e melhor jogador do mundo. Carlão também jogou Volei de Praia, fazendo dupla com o também multicampeão pela seleção brasileira e seu grande amigo, Tande. No entanto logo optou por um retorno às quadras, encerrando sua carreira em 2006, atuando na Superliga Masculina de Vôlei pela CIMED-SC

http://acreesportivo.zip.net/images/carlao1.jpg

Depois das Quadras

Depois de encerrada sua carreira nas quadras, Carlão trabalhou no projeto Embaixadores do Esporte do Banco do Brasil, percorrendo diversas cidades do país falando sobre suas conquistas.

Também trabalhou para a candidatura de Florianópolis ser sub-sede da Copa do Mundo de 2014, além de ter sido Superintendente da Fundação Municipal de Esportes da capital catarinense.

Carlão foi convidado a assumir a Secretaria de Esportes do estado do Acre, porém ele não pode assumir o cargo por virtude de problemas pessoais e familiares. Atualmente virou técnico de vôleibol profissional.

Títulos

http://e.i.uol.com.br/volei/carlao041005.jpg
NA SELEÇÃO BRASILEIRA:

Heptacampeão Sul-americano - 1986, 89, 90, 91, 93, 94 e 96
Vice-campeão Pan-americano - 1991
Campeão Olímpico - 1992
Campeão da Liga Mundial - 1993
Vice-campeão da Supercopa dos Campeões - 1993
Campeão do Top Four - 1992
Vice-campeão da Liga Mundial - 1995
Campeão da Copa América - 1999
Campeão do Torneio Pré-Olímpico - 1999

EM CLUBES BRASILEIROS:

Campeão Brasileiro (MINAS) - 1986/87
Vice-campeão Brasileiro (PIRELLI) - 1988
Campeão Brasileiro (PIRELLI) - 1989
Campeão Brasileiro (FRANGOSUL) - 1994
Vice-campeão Brasileiro (OLYMPIKUS) - 1997
Campeão Brasileiro (MINAS) - 1999
Vice-campeão Brasileiro (UNISUL) - 2003
Bicampeão da Copa Brasil (MINAS),(CHAPECÓ) - 1986,1996
Bicampeão Paulista (PIRELLI) - 1988,89
Campeão do Circuito Brasileiro (PIRELLI) - 1989

TÍTULOS NA ITÁLIA:

Vice-campeão Italiano (MAXICONO / PARMA) 1991
Bicampeão Italiano (MAXICONO / PARMA) 1992, 93
Campeão da Copa da Itália (MAXICONO / PARMA) 1993
Campeão Europeu (MAXICONO / PARMA) 1993
Campeão da Copa das Confederações (MAXICONO / PARMA) 1994

PRÊMIOS INDIVIDUAIS:

Melhor Jogador do Brasil - 1986, 89 e 94
Melhor Bloqueador do Mundialito de Clubes - 1992
Melhor Atacante do Campeonato Italiano - 1993
Melhor Jogador do Mundo - 1994
All Stars - Seleção do Mundo - 1991,95

Fonte: Wikipedia

Postar um comentário

0 Comentários