Publicidade

Header Ads

Recepção de Saque




Recepção é a ação de defesa em que, dentro de um dispositivo próprio, o jogador tentará receber o saque adversário efetuando um passe para o levantador.

Esse fundamento torna-se importate porque erros resultam em pontos para o adversário, têm inflluência e continuidade do jogo, principalmente o ataque. A forma de recepção básica é através da manchete, que favorece armações mais afastadas da rede. Há também a possibilidade de recepção de toque obrigará armações mais próximas da rede. É considerado um princípio de defesa

A manchete é uma das técnicas considerada como fundamentos de defesa, sendo o tipo de defesa do saque e de cortadas mais usado no jogo de voleibol. É realizada com as mãos unidas e os braços um pouco separados e estendidos, o movimento da manchete tem início nas pernas e é realizado de baixo para cima numa posição mais ou menos cômoda, é importante que a perna seja flexionada na hora do movimento, garantindo maior precisão e comodidade no movimento. Ela é usada em bolas que vem em baixa altura, e que não tem chance de ser devolvida com o toque.
É uma das técnicas essenciais para o líbero mas também é empregada por alguns levantadores para uma melhor colocação da bola para o atacante.
Existe uma grande dependência em relação ao saque adversário, à posição na quadra e ao local para onde a bola deve ser enviada.

As ações do jogador são ditadas pela tática da equipe. O tipo de saque deve ser reconhecido e a trajetória e o ponto de impacto calculados.

Cada jogador cobrirá sua área de responsabilidade que será maior ou menor, de acordo com suas habilidades técnicas ou armação de recepção da equipe.  A tática individual está sujeita ao tipo de saque e local de sua execução, à posição dentro da armação, à escolha da variante técnica, para onde enviar a bola, à área a se coberta

Na escolha da melhor posição, é importante considerar: anda-se mais rápido para a frente, o canhoto deve se colocar mais à direita, quem se movimenta primeiro, deve receber, bola entre dois atletas será do mais hábil

Na execução do passe, atentar: para segurança, antes da precisão, que são preferíveis passes mais altos que muitos rasantes, que é preferível a utilização de passes adequados ao sistema tático e nível da equipe.

Foi um apanhado de como se realizar uma boa recepção/defesa.

.


Postar um comentário

8 Comentários

  1. uhuuu trabalho sobre voleibol de ganhei um 10 na nota , brigadão

    ResponderExcluir
  2. preciso de imagens de: atleta efetuando saque por cima; por baixo; bloqueio simples , duplo e triplo; efetuando toque por cima da cabeça; efetuando manchete;efetuando toque conhecido como" peixinho'; árbitro principal (1º árbitro) em seu local de trabalho e atleta efeutando uma cortada. Já cassei em tudo que é site e não conseguido achar nada, e tudo isso pra um trabalho que tenho que entregar amanhã!! Podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se dois toques na recepção e válido?

    ResponderExcluir
  4. Uruuull nota inteira sobre voleibol obg interneteeee te amoo meu amor 😍😍😘😘😉😉😉

    ResponderExcluir
  5. Vcs poderia bota sobre sobre os saque.qual técnica é utilizado no fundamento saque?

    ResponderExcluir
  6. Que fundamento da recepção lembra?

    ResponderExcluir