Publicidade

Header Ads

Sistemas táticos do Voleibol



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhigrOqInpmWpBlPgHE34OcJI3rtBgZkB5cbXraIdHgfDLLShI1BjwXZfTSqySg72Tu7YIYz5QnQIFEFctqK_6LebCSDz2PwslF66jiVK5m93_PYa54kpZAicHL64IMDf7ZZBOwfCnRA-Cq/s400/voleibol_jogo.jpg

Os sistemas de jogo são 6x0, 5x1 com infiltração e líbero, 4x2, 4x2 com infiltração e 3x3. Baiano (2005) comenta que esses sistemas, muitas vezes chamafdos de sistemas de ataques, leva em consideração a forma com a qual os atacantes e o(s) levantador(es) distribuem-se e dividem-se em quadra. "O sistema será escolhido de acordo com as qualidades individuais dos jogadores, nível de voleibol praticado e pretensões táticas" (BORSARI & SILVA, 1975 p. 84).

Baiano (2005) afirma que cada sistema tem sua característica. No sistema 6x0, todos farão a função tanto de levantadores como de atacantes ou defensores. Fica evidente nesta proposta que o nível de habilidade entre os jogadores é semelhante. Normalmente é utilizado no início da aprendizagem visando, que todos os jogadores vivenciem todas as funções do jogo e também, porque os jogadores não possuem um nível ótimo de desempenho. Assim, através da variabilidade da prática, como propõe Schmidth (1993), os alunos conseguirão apreender os fundamentos do jogo. Provavelmente os jogadores terão pouca efetividade na cortada e utilização do bloqueio.

No sistema 3x3 há três levantadores e três atacantes posicionados de forma intercalada. Para a aplicação deste sistema, é necessário um nível de aprendizagem pelos  praticantes maior do que a do sistema 6x0, por ser um pouco mais complexo. Neste, o nível de habilidade é pouco diferenciado, pois já há uma especificidade um pouco maior por já ter atletas com a função somente de levantar e outros com função de atacar. Também tem que haver um entrosamento entre os atletas para que as jogadas sejam efetuadas com sucesso.

No 4x2 simples há dois levantadores, que se colocam nas posições diagonais da quadra, mais quatro atacantes (GUILHERME, 1979). Nele podemos qualificar zonas de responsabilidades predeterminadas, em que podemos verificar distintamente as funções dos quatro atacantes e dos dois levantadores. Com esse sistema, há sempre um levantador na rede juntamente com dois atacantes, tendo pelo menos um destes últimos com uma habilidade maior. Normalmente além da diferenciação entre os cortadores e levantadores, também ocorre a especificação entre os cortadores de ponta e meio.

Devido a uma complexidade mais elevada, este é aplicado com atletas de nível habilidoso maior, provendo assim uma performance melhor. Por ter somente dois levantadores, há uma especificidade maior nos atletas, não tendo mais a visão do sistema 6x0, e sim, um maior aproveitamento individual.
No 4x2 com infiltração também há dois levantadores e eles também se posicionam em diagonal. No entanto, o levantador que está na zona de ataque se tornará disponível para o ataque e o que estiver na zona de defesa infiltrará, ou seja, passará da zona em que ele está para a zona de ataque para efetuar o levantamento. Com um nível de complexidade maior que os outros, esse sistema é muito utilizado por jogadores mais habilidosos e treinados. Precisa ter uma sintonia entre os atletas para que as jogadas tenham efetividade. O nível de habilidade dos atletas deve ser muito grande, e o entrosamento entre eles tem que ser quase que perfeito, para que as jogadas tenham efetividade.

O sistema 5x1 com infiltração, o mais utilizado hoje em dia, é uma junção dos sistemas 4x2 simples com 4x2 com infiltração. Apesar de ter apenas um (1) levantador, ele atua, quando está na zona de ataque, igual aos levantadores do sistema 4x2 simples e quando está na zona de defesa igual ao sistema 4x2 com infiltração (BAIANO, 2005). Devido as evoluções técnicas e táticas das equipes, foi introduzido o líbero, um jogador específico para a defesa. Este jogador não pode atacar e sacar, fazendo o rodízio somente na área de defesa e também não há limite de substituição para ele. É o mais complexo dos sistemas e assim necessita de jogadores habilidosos e bem treinados. É utilizado em equipes de alto nível.

Retirado daqui

Postar um comentário

15 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom queria um resumo com poucas palavras,você colocou um erro ,
    você: chamafdo
    Certo: chamado
    Rs, Muito Obrigada me ajudou muito =)

    ResponderExcluir
  3. Alguém me ajude ele pois Schmidth no segundo parágrafo oque é isso ?

    ResponderExcluir
  4. Một căn hộ chung cư nằm ở giữa trung tâm thành phố với nội thất được thiết kế hiện đại, sang trọng mà vẫn toát lên vẻ ấm cúng gia đình là niềm mơ ước của mỗi chúng ta.

    thiết kế nhà hàng
    thiết kế căn hộ
    thiết kế phòng tắm
    thiết kế phòng trẻ em
    thiết kế lounge
    thiết kế nội thất phòng ngủ
    thiet ke nha
    thiet ke phong ngu
    thiết kế nhà ống, cung cap máy vật lý trị liệu

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou pra caramba mesmo amando o vôlei precisei vim procurar isso rsrs vlw

    ResponderExcluir
  6. Theo ý tưởng của mình thì điều đó chưa đúng, nhất là ở quốc gia mình.

    Cho mình hỏi, bên bạn chuyên cung cấp thang may gia dinh 600 kg phải không?

    Bên mình cung cấp dịch vụ vận tải hàng hoá thang máy, van chuyen hang hoa ra Phu Quoc, vận chuyển hàng ra Sài Gòn, van chuyen hang di Nha Trang, vận chuyển hàng hoá đi Huế, van chuyen hang di Ha Noi giá chất lượng cao.

    Đặc biệt nếu bạn có nhu cầu vận chuyển hàng đi Hải Dương, van chuyen hang hoa ra Bac Ninh, van chuyen hang hoa di Hai Phong, van chuyen hang di Thai Binh thì mình sẽ để giá rẻ nhất cho bạn.

    Cảm ơn bạn nhiều nhé.

    ResponderExcluir
  7. No esquema 5 x 1 são cinco atacantes e um levantador, e o líbero? não é contado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, a nomenclatura 5x1 foi determinada por ter 1 levantador e 5 atacantes, seguindo padrão dos outros sistemas 3x3, 4x2. Leia o texto completo e vai entender o funcionamento do sistema 5x1 e em que momento o Líbero participa do jogo.

      Excluir
  8. Ajudou muito valeu pela pesquisa esta muito explicado obrigado:)

    ResponderExcluir
  9. Foi bom saber
    Mas aqui n aparece o conceito de S.Tatico

    ResponderExcluir