No torneio masculino, nas cinco edições anteriores, as quatro primeiras foram decididas por Minas e Cimed-SC e a mais recente entre os catarinenses e o Montes Claros – o time do Sul fez a festa quatro vezes e os minas-tenistas fizeram uma. Diante do equilíbrio na Superliga 2010/2011, a opinião generalizada é que há sete equipes com chances de chegar ao topo do pódio: Sesi-SP, Cimed, Cruzeiro, Montes Claros, Minas, Pinheiros-SP e Vôlei Futuro-SP.
A explicação para tantos candidatos se deve aos números da competição. Na masculina, 41 dos 182 jogos terminaram com o placar de 3 a 2 (22,52%). Jamais houve tantas partidas finalizadas em cinco sets desde a criação do Campeonato Brasileiro, que mais tarde teve o nome mudado para Liga Nacional, antes de se transformar em Superliga.
O "líder" de jogos no tie-break é o Vôlei Futuro (11 dos 24 que disputou, com cinco vitórias e seis derrotas). O Volta Redonda-RJ tem oito (quatro triunfos e quatro revezes). O São Bernardo-SP repetiu o placar sete vezes, tendo vencido quatro.
Do trio mineiro, o Minas disputou cinco jogos de cinco sets. Superou Campinas, Santo André-SP e São Bernardo e foi batido por Vôlei Futuro e Cimed. O Montes Claros fez quatro, ganhando de Sogipa-RS e São Bernardo e perdendo de Sesi e Pinheiros. Dos três que disputou, o Cruzeiro só venceu a Cimed, tendo sivo derrotado por Sesi e São Bernardo. O Olympico perdeu quatro vezes por 3 a 2.
MACKENZIE
Dos 114 jogos da versão feminina, 20 terminaram em 3 a 2 (17,54%). A "liderança" é do mineiro Mackenzie, com nove de suas 18 partidas. Mas venceu apenas duas vezes, ambas contra o uberlandense Praia. Das sete derrotas, duas foram para o Minas e uma para São Bernardo, Pinheiros, Brusque-SC, Vôlei Futuro e São Caetano. Para o técnico Ricardo Picinin, é sinal de que a equipe tem enfrentado de igual para igual os adversários. "Isso mostra que estamos perdendo no detalhe e o time precisa ter tranquilidade para resolver os jogos."
As meninas do Minas ocupam o segundo lugar nessa estatística, com seis placares de 3 a 2 – quatro vitórias (duas vezes sobre o Mackenzie e uma diante de Brusque e São Bernardo) e dois revezes (Pinheiros e São Caetano). O Pinheiros tem cinco partidas de cinco sets e o Praia quatro, tendo perdido todas.

0 Comentários