Publicidade

Header Ads

Giovane tem chance histórica na Superliga

As palavras sempre falaram mais alto para Giovane Gavio. Durante a maior parte de sua carreira como jogador, os pensamentos ganharam força numa folha de papel. Era ali, através de poesias, que o ponteiro calado ganhava voz diante dos companheiros. Foi assim na final do Mundial de 2002, quando escreveu "Um diamante de 12 faces" para o grupo. Daquele tempo, a memória também guarda em lugar especial frases que ouviu de Bernardinho e que hoje pontuam seu trabalho como treinador. Giovane não nega a inspiração no comandante da seleção brasileira e sonha construir uma história vitoriosa como a dele. Espera que o título da Superliga, que será disputado com o Cruzeiro neste domingo no Mineirinho, seja um bom começo.

Depois de trocar a bermuda pela calça comprida em 2007, o bicampeão olímpico (Barcelona-1992 e Atenas-2004) trabalha para levar o Sesi ao primeiro troféu. Pode fazer mais. Se passar pelo adversário mineiro, Giovane será o primeiro brasileiro a ter vencido o torneio como atleta (com o Suzano, na temporada 96/97) e como técnico. Antes dele, a façanha foi alcançada por Carlos Weber, um argentino.

- Criei um desafio na minha vida que é de me tornar um técnico e estou tentando fazer o máximo para dar certo. É um motivo de alegria estar na final e espero que outras venham. O espírito de jogador não acaba. Você continua sempre querendo mais, querendo melhorar. Os números, as estatísticas são legais, mas o que tenho que fazer é aprender - disse.

Faz isso todos os dias e tem em Murilo e Serginho dois grandes colaboradores para seu crescimento. Dá voz aos campeões mundiais e acredita que todos os lados acabam ganhando com isso.

Giovane Sesi vôlei (Foto: Divulgação)Giovane orienta Murilo (Foto: Divulgação)

- Eles tomam decisões junto comigo. Não posso achar que sou o descobridor da América. Ainda não tenho, por exemplo, tudo o que Bernardinho vivenciou na vida dele e na seleção. Ainda sou um treinador inexperiente e não tenho vergonha disso. Então, a ajuda desses jogadores é importante por serem os dois melhores do mundo. O Murilo às vezes fala: "Está faltando alguma coisa nesse treino". Sabe que ele será beneficiado com um bom trabalho. E eu fico grato por isso. O duro é fazer os jogadores acreditarem em você. É a parte mais complexa e é construída diariamente com trabalho e palavras construtivas.

A maior parte delas não é mais escrita como em outros tempos, mas dita. Giovane ainda não escreveu nada para motivar este grupo e diz que está na hora de retomar o velho hábito. Não gosta de frear as emoções e acredita que precisa equilibrar os lados emocional e racional.

- Gosto do relacionamento próximo e sempre falo alguma coisa para eles em momentos assim. Se tivesse que escrever algo rapidamente seria: "Trabalhamos muito. Estamos prontos e agora é fazer o máximo". Eles entenderam que nem sempre dá para fazer tudo o que pedem. Todos estão envolvidos de forma responsável. Em vários momentos a equipe toda teve de jogar. Aí dizem: "Ah, mas você tem os dois melhores do mundo no seu time". Mas há momentos em que temos que jogar sem eles e isso mostra a força do grupo.

Apesar de há alguns dias ter temido não poder contar com Murilo 100% na final devido a um estiramento na coxa, Giovane respirou aliviado. Vai poder contar com todas as suas armas e com o apoio dos filhos, Giulia e Gianmarco - que jogam vôlei -, no ginásio. Garante também que, apesar da ansiedade, irá dormir bem na véspera, como fez em todas as decisões da qual participou em quase 20 anos de carreira.

- Meu auxiliar não entende como eu consigo (risos). Não vejo um favorito nesta partida. Eles fizeram um Superliga muito boa. É um jogo só e vai ser decidido no detalhe. Bernardinho é minha inspiração. As pessoas falam que sou muito diferente dele. Que sou quieto, e ele é nervoso. Não quero ser nervoso, mas quero ter o nível de entendimento e conhecimento que ele tem. Bernardinho é único. Quando eu jogava, meus espelhos eram Renan e Montanaro. Agora como técnico, tenho ele como referência. Não posso ficar ligando sempre que tiver um problema para resolver, mas sempre mantemos contato.



Postar um comentário

0 Comentários