Publicidade

Header Ads

Ídolos do Vôlei #17 Bernardinho



Bernardo Rocha de Rezende, conhecido como Bernardinho, (Rio de Janeiro, 25 de agosto de 1959) é um ex-jogador de voleibol brasileiro. Como treinador, Bernardinho é o maior campeão da história do voleibol, acumulando mais de 30 títulos importantes em vinte anos de carreira dirigindo as seleções brasileiras feminina e masculina. Desde 2001, é o técnico da seleção brasileira de voleibol masculino.

http://www.estadao.com.br/fotos/bernardinho(1).jpghttp://noticias.limao.com.br/imagens/materia/esportes/bernardinho_306.jpg

Bernardinho jogou voleibol de 1979 até 1986, defendendo times do Rio de Janeiro. Em 1988, parou de jogar, começando a carreira de treinador como assistente-técnico de Bebeto de Freitas, nas Olimpíadas de Seul. Dois anos depois, treinou a equipe feminina do Peruggia, na Itália, onde ficou até 1992. No ano seguinte, dirigiu a equipe masculina do Modena. Em seguida, Bernardinho retornou ao Brasil e, em 1994, assumiu o comando da seleção feminina brasileira adulta até 2000.

http://www.maisacao.net/userfiles/image/tecnico_bernardinho_selecao_brasileira_volei_coluna_esportemania_fotomaisacao400pxl.jpg

O êxito nas quadras fez do técnico um conferencista requisitado. Inspirado pela Pirâmide do Sucesso, criação do treinador John Wooden, mito do basquete universitário estadunidense e que usa a figura geométrica para ensinar o passo-a-passo do sucesso, Bernardinho desenvolveu a "Roda da Excelência". Nela, dispõe valores como trabalho em equipe, liderança, motivação, perseverança e outros conceitos comuns a manuais de recursos humanos.

http://www.caras.com.br/imagens/135211/20100222121007_135211_large_bernardinho-e-fernanda-venturini-com-julia.jpg

Bernardinho é casado com a ex-jogadora de voleibol Fernanda Venturini. Casaram-se em 1999 e hoje têm duas filhas juntos chamadas Júlia e Vitória. Antes, foi casado com a ex-jogadora de voleibol Vera Mossa, com quem teve Bruno Mossa de Rezende, o Bruninho, que é levantador da seleção brasileira masculina de vôlei.

Foi escolhido o melhor treinador da Super Liga Feminina 2007/2008. E pelo Comitê Olímpico Brasileiro por quatro anos consecutivos o melhor treinador do Brasil.

É autor dos livros: "Bernardinho - Cartas a um jovem atleta - Determinação e Talento: O caminho da Vitória" e "Transformando Suor em Ouro"

Postar um comentário

0 Comentários