Publicidade

Header Ads

Brasil bate EUA e fica muito próximo da vaga

A seleção brasileira masculina de vôlei praticamente carimbou a sua classificação à fase decisiva da Liga Mundial nesta sexta-feira, com uma importante vitória fora de casa sobre os Estados Unidos. De quebra, ainda viu o ponteiro Dante fazer a sua estreia pelo torneio, se mostrando recuperado de lesão. Na cidade de Tulsa, o Brasil venceu por 3 sets a 1 (25-21, 25-20, 21-25 e 25-19).

Enquanto Dante voltou a jogar após sofrer com uma inflamação no joelho direito, o oposto Leandro Vissotto deixou a quadra lesionado ainda nos primeiros instantes do jogo. Theo entrou em seu lugar e não decepcionou. O reserva foi o grande destaque da partida, com 24 pontos. Giba e Murilo também foram fundamentais, com 17 acertos cada.

Apesar de a cidade do estado de Oklahoma ser desconhecida para a maioria dos jogadores brasileiros, o ginásio contou com um bom público em Tulsa. Mas a torcida no Reynolds Center não conseguiu impulsionar os atuais campeões olímpicos, que foram superiores ao Brasil em poucos momentos de jogo. O time de Bernardinho teve uma atuação segura e só não foi bem mesmo no set em que saiu derrotado.

O técnico brasileiro promoveu apenas uma mudança em relação ao time que começou jogando na última das duas vitórias no confronto contra Porto Rico, no final de semana passado, em São Paulo. Rodrigão retomou a titularidade e deixou Sidão no banco. Mas logo os planos de Bernardinho tiveram que ser alterados com a contusão de Leandro Vissotto. Melhor para o Brasil que Theo não sentiu a pressão de substituir o titular.

Enquanto Rodrigão não foi bem, o reserva aproveitou para se destacar. Mesmo assim, só disparou como maior pontuador do time no último set, já que Giba e Murilo também tiveram grande desempenho. O levantador Bruninho foi outro a ir bem e Escadinha correspondeu quando solicitado.

O primeiro set começou com muito equilíbrio. Justificando porque são os atuais campeões olímpicos, os norte-americanos não deixavam o Brasil se distanciar no placar. A melhor vantagem brasileira veio quando a equipe abriu 20-17, mas logo os Estados Unidos empataram. Mesmo assim, o time de Bernardinho reagiu e fechou o set após grande defesa de Giba, que propiciou o ataque certeiro de Theo.

No segundo set, o Brasil deu a impressão de que poderia fazer 2 a 0 até com certa facilidade, abrindo 4-0. No entanto, os americanos não demoraram a reagir novamente e passaram à frente no marcador. Graças aos ataques de Theo, a seleção voltou a ser melhor e fechou a parcial em um erro do rival.

Apesar de ter aberto 5-2 no terceiro set, o Brasil sucumbiu à reação dos Estados Unidos e cedeu a parcial, ficando em situação preocupante no jogo. Sentindo a necessidade de tentar mudar o panorama do set, Bernardinho promoveu a estreia de Dante. O ponteiro não fez diferença na parcial, mas também nem precisou, já que a seleção jogou um grande quarto set depois para fechar o jogo.

Agora, o Brasil pode se classificar mesmo sem vencer mais nesta fase da Liga Mundial. No entanto, para garantir de vez a vaga basta vencer novamente os Estados Unidos neste sábado, às 21 horas (de Brasília), quando as equipes voltam a se enfrentar em Tulsa. A seleção de Bernardinho está na liderança do Grupo A, com 24 pontos, enquanto os americanos e a Polônia somam 15.



Postar um comentário

0 Comentários