Publicidade

Header Ads

Brasil perde set, segura a Polônia e segue na ponta

Nem a estreia de Murilo, melhor jogador do mundo, impediu que o Brasil perdesse um set pela primeira vez na Liga Mundial 2011. Em jogo ainda mais duro do que o da véspera, a seleção brasileira passou apertos, mas conseguiu segurar a Polônia. Gustavo, irmão mais velho de Murilo, voltou a ser titular e ajudou o time vencer por 3 sets 1 (28/26, 23/25, 26/24 e 25/23). Com Serginho mais uma vez espetacular nas defesas e Lucão seguro no saque e no meio de rede, os comandados de Bernardinho levantaram os cerca de 11 mil torcedores no Maracanãzinho e deixam o Rio de Janeiro invictos, com quatro vitórias na caminhada rumo ao decacampeonato.

O Brasil se isolou ainda mais na ponta do Grupo A, com 12 pontos e 100% de aproveitamento. A Polônia, que venceu apenas o confronto de estreia contra os Estados Unidos, tem três pontos e ocupa a terceira colocação. O que não preocupa a equipe europeia, já que a classificação para a fase final está garantida por ser a sede da disputa.

Agora a seleção parte para Belo Horizonte, onde enfrentará os Estados Unidos no próximo fim de semana. Os americanos perderam apenas um dos quatro jogos - para a Polônia, fora de casa. A Rede Globo transmite ao vivo as partidas, direto do Mineirinho.

vôlei Gustavo Murilo Brasil x Polônia (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)Gustavo (esquerda) e Murilo tentam parar o ataque polonês (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)

O Brasil voltou à quadra do Maracanãzinho com duas alterações em relação ao time da véspera. Além de Murilo – no lugar de João Paulo Bravo -, Gustavo iniciou a partida contra os poloneses na vaga de Rodrigão. O caçula tinha sido liberado dos jogos em Porto Rico por problemas pessoais. O mais velho, de volta à seleção, só jogou a segunda partida como titular. Neste domingo, os dois, juntos, marcaram oito pontos de bloqueio. Murilo, com 17, foi o maior pontuador do Brasil. O polonês Kurek, de 22 anos, anotou 28 pontos. 

Brasil tem dificuldade em superar o bloqueio polonês

vôlei Giba Brasil x Polônia (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)Giba ataca pela ponta, sobre o bloqueio
(Foto: Maurício Val / VIPCOMM)

A Polônia abriu o placar em um ataque rápido no meio de rede com Mozdzonek, e o Brasil respondeu na seqüência em um ataque colocado do caçula da família Endres. Diferentemente da véspera, quando insistiu em jogadas com Giba, Bruninho variou mais o jogo. E, novamente, em Leandro Vissotto, encontrou o melhor caminho. Sem marcação, o oposto fez dois pontos de ataque seguidos e conseguiu um ace, deixando a seleção com 7 a 5 no placar. A boa série terminou com um saque muito ruim, que passaria por baixo da rede se o levantador brasileiro não tivesse segurado a bola antes.

Do lado adversário, o destaque permanecia sendo o bloqueio: parou Gustavo e Murilo em sequência. Giba, explorando justamente o paredão rival, deixou o time na frente na primeira parada técnica: 8 a 7.

O jogo seguiu bastante equilibrado. Com o passe quebrado e uma indefinição no ataque, Bruninho foi quem cortou para novo ponto do bloqueio europeu: 10 a 10. E se Giba virava para o Brasil, lá estava Kurek para empatar. Quando Gustavo subia com perfeição para bloquear, Modzdonek dava o troco pelo meio.

O 15º ponto brasileiro veio após duas pancadas de Lucão. O central, muito bem no saque, dificultou a recepção do outro lado da quadra, permitindo que Gustavo se transformasse em muralha mais uma vez: 16 a 14.

Com Kurek e Jarosz na rede, os visitantes fizeram 18 a 17 e retomaram a ponta. O Brasil ainda buscou a igualdade duas vezes com Gustavo e Vissotto antes de Bernardinho fazer a inversão. Em quadra, Wallace marcou seus dois primeiros pontos com a camisa do país, e deixou o placar em 22 a 22. Kubiacki, no saque, teve a chance de fechar o set, mas Gustavo deu sobrevida com uma cravada pelo meio. A disputa ponto a ponto se estendeu até um bloqueio de Giba dar números finais à parcial: 28 a 26.

Tropeço no segundo set

vôlei Wallace Brasil x Polônia (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)Wallace tenta passar por Kubiak e Kosok
(Foto: Maurício Val / VIPCOMM)

No segundo set, Murilo bloqueou para abrir a contagem, e Kurek, em uma largadinha, igualou. No lance seguinte, os irmãos Endres subiram junto com sucesso na rede. O caçula voltou a se destacar, agora no saque e contando com a sorte: a bola bateu na fita e enganou a recepção rival - 4 a 2. Após um saque para fora para cada lado, os poloneses bloquearam duas vezes para fazer 7 a 5, e apatia brasileira diante das bolas rebatidas irritou Bernardinho.

Após a volta da parada técnica - a Polônia vencia por 8 a 6 -, Serginho voltou a brilhar na defesa, mergulhando como um garoto. O ataque para fora de Leandro Vissotto, entretanto, ampliou a vantagem rival. A diferença fez o técnico brasileiro antecipar a inversão e pôr Wallace e Marlon em quadra. O oposto fortaleceu o bloqueio, mas Kurek e Mozdzonek, inspirados, abriram 12 a 8. A distância chegou a cinco pontos no segundo intervalo, em uma virada de segunda para fora do levantador do RJX: 16 a 11.

O Brasil ensaiou uma reação com ataques de Murilo e Wallace, mas o bloqueio polonês seguiu implacável. Após dois pontos de Lucão pelo meio, Bernardinho tentou fortalecer a linha de passe e pôs João Paulo Bravo no lugar de Giba e ainda chamou Bruninho e Vissotto de volta. Murilo chamou a responsabilidade, e boas defesas de Gustavo no fundo e um bloqueio de Lucão fizeram a diferença cair para um ponto 23 a 22. A vontade brasileira, porém, não foi o bastante para segurar Kurek. Em uma bola na diagonal, o ponteiro empatou a partida: 25 e 23.

Apagão e reação

vôlei Bernardinho Brasil x polônia (Foto: EFE)Bernardinho, sempre nervoso, chega a morder a
mão durante a partida (Foto: EFE)

A terceira parcial manteve o equilíbrio no início. Enquanto Kurek dava pancadas de um lado, Lucão soltava o braço do outro. Na primeira parada técnica, a Polônia tinha dois pontos de vantagem: 8 a 6. O tempo fez bem ao Brasil, que marcou seis pontos em sequência em erros de Kurek e Kubiack e com Vissotto e João Paulo Bravo no ataque: 12 a 8.

Abatidos, os poloneses passaram a provar do próprio veneno, com Lucão e Vissotto bloqueando com perfeição para ampliar a margem para 16 a 11. Desta vez, foram os visitantes que acordaram com a bronca no intervalo. Com seis pontos seguidos, o grupo recuperou a ponta e fez Bernardinho pedir tempo pela segunda vez em poucos minutos: 17 a 16.

O Brasil recuperou a dianteira em um ponto emocionante. Murilo se esticou o quanto pôde para salvar o ataque polonês, e Lucão virou na diagonal. A torcida no Maracanãzinho explodiu e nem deu atenção à cravada de Kurek. Marlon insistiu nas jogadas com o central, que virou mais uma, mas errou o que seria o ponto do set. Não fez falta. Após uma cortada de Murilo e uma bola fora de Bartman, a seleção encerrou a parcial em 26 a 24.

O Brasil estava a um set da vitória por três pontos. Na Liga Mundial, caso o jogo vá para o tie-break, a vitória vale apenas dois; o outro vai para o perdedor. E o time de Bernardinho sabia que um dos caminhos era segurar Bartman. Com um bloqueio sobre o polonês, abriu 5 a 2. Murilo, em ataque pela entrada de rede, ampliou.

vôlei Lucão Brasil x Polônia (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)
Lucão foi um dos destaques da partida

A seleção, porém, de novo diminuiu o ritmo e deixou a Polônia encostar em 8 a 6 no tempo técnico. Bernardinho, já bem mais calmo, passava tranquilidade ao time. Um erro de Bartman, sem bloqueio, fez a diferença subir para quatro pontos pela primeira vez no set. Um bloqueio de Murilo/Gustavo e um ace de Wallace aumentaram a vantagem para 15 a 9.

Os poloneses não aliviaram. A diferença caiu para um ponto - 16 a 15 - depois de um ace de Kurek. E foi ele quem empatou a partida, em 16. Depois, sacou na rede. A torcida comemorou como uma vitória. Mas a vitória ainda estava longe. Murilo, em um ataque para fora, desperdiçou a chance de abrir dois pontos e, ao ser bloqueado, viu a Polônia passar à frente: 22 a 21. Gustavo, numa bola no meio, vingou o irmão. Jarosz atacou para fora, e o técnico Andrea Anastasi parou o jogo. Na volta, novo empate - em 23. Gustavo voltou a marcar e deu o match point ao Brasil. Ele foi para o saque, e Lucão e Marlon fecharam com um bloqueio.

Fonte: Globo.com


Postar um comentário

0 Comentários