Publicidade

Header Ads

Murilo questiona benefícios de jogar o Pan


A seleção brasileira de vôlei terá um calendário movimentado pela frente. O time de Bernardinho ainda tem três campeonatos a disputar em 2011 (Sul-Americano, Jogos Pan-Americanos e Copa do Mundo) e até aqui é incerto se o Brasil irá com o time principal em todos eles. Um dos principais jogadores da equipe, o ponteiro Murilo questionou a importância de jogar o Pan-Americano, que acontece em Guadalajara, em outubro, mas garantiu que vai para quadra caso isso seja definido pela comissão técnica.

"A questão é que o Pan não oferece as condições para que a gente se mantenha porque naquele momento o que vai ser importante vão ser os treinamentos. Que condições a gente vai encontrar? Dizem que a Vila é muito longe dos ginásios. O nível da competição nem é tão alto, os EUA nunca vão com a equipe principal. Não sei se vale a pena. Mas se for determinado com certeza a gente vai", afirmou Murilo.

A situação do ponteiro ainda é um pouco mais difícil porque o Sesi, sua equipe, poderá estar na disputa do Mundial de Clubes, que aconteceria em um período parecido com o dos Jogos Pan-Americanos. Murilo alega que os clubes também têm direitos de contar com seus principais jogadores.

"A gente tem o Sul-Americano, do dia 3 ao dia 7 de agosto, aqui na Vila Leopoldina - zona oeste de São Paulo. O Sesi vai sediar e, se a gente ganhar, nos classificamos para o Mundial de Clubes, que vai ser mais ou menos nessa época do Pan. Lógico que a gente não pode escolher, mas o clube também tem direito de ter seus jogadores nessa competição", afirmou.

Murilo ainda brincou ao lembrar dos Pan-Americano nos dois últimos ciclos olímpicos. Em 2003, o time de Bernardinho foi surpreendentemente derrotado pela Venezuela, mas acabou se unindo e conquistando a Olimpíada do ano seguinte. Por outro lado, o Brasil levou o título no Rio de Janeiro, em 2007, mas acabou batido na final em Pequim-2008.

"Acho que as nossas derrotas sempre serviram de lição ou inspiração. Em 2003, foi uma surpresa, o Brasil era realmente favorito e acabou perdendo da Venezuela. Aquela situação fez com que o grupo se unisse ainda mais e, em 2004, o Brasil entrou arrasador. Em 2007, foi muito bacana porque foi no Rio, minha primeira participação e a gente ganhou. Curioso, não é? Porque a gente ganhou o Pan e perdeu a Olimpíada. Preferiria perder o Pan e ganhar a Olimpíada se fosse para escolher esse ano", disse.

O Brasil vem de uma derrota para a Rússia na decisão da última Liga Mundial, mas Murilo garante que o grupo vem assimilando bem o resultado negativo, o primeiro do atual ciclo olímpico brasileiro.

"É chato. Lógico que a gente não gosta de perder e nem queremos nos acostumar a perder. A gente fala muito em ciclos, e, desde a Olimpíada de 2008, essa foi a nossa primeira derrota. Em 2009 e em 2010 a gente ganhou todos os campeonatos. Se for pensar em uma média, é muito positivo. É difícil até ficar triste ou chateado", afirmou Murilo.

"A gente está assimilando o mais rápido possível. Pelo menos posso falar por mim. Não adianta ficar remoendo. Dia 8 de agosto já estamos com a seleção de volta e temos que pensar para frente. A gente ainda tem Sul-Americano, Copa do Mundo... competições que a gente tenha que estar inteiro", completou.



Postar um comentário

0 Comentários