Publicidade

Header Ads

A manchete no Voleibol

http://www.miral.ccems.pt/Trabalhos/Ricardo/manchete.jpg

A manchete é o fundamento mais utilizado para a recepção de saques e para a defesa de bolas cortadas, pois o contato da bola se faz no antebraço, que é uma região que suporta melhor os fortes impactos.

A manchete foi um dos últimos fundamentos básicos a entrar no voleibol, e isto aconteceu lá por volta de 1962, e após os Jogos Olímpicos de 1964 já era usada por quase todas as equipes.

A recepção do saque é uma das situações que exigem maior precisão hoje em dia, pois é a partir dela que se desenvolve as jogadas ofensivas. Hoje em dia equipes de alto nível apresentam um índice de 90 % de aproveitamento.

A manchete envolve as seguintes capacidades físicas: força isotônica e isométrica de membros inferiores, dorsal e cintura escapular; flexibilidade de punhos; equilíbrio estático, dinâmico e recuperado.

Etapas para realização da manchete:

1) Entrada na bola:

- Antecipação da chegada da bola é importante manter o corpo atrás da mesma;
- As pernas semiflexionadas, afastadas lateralmente e um pé ligeiramente a frente do outro;
- Os braços estarão estendidos e unidos à frente do corpo.
- Os dedos unidos de uma mão devem estar sobrepostos aos da outra, de forma que os polegares estendidos possam se tocar paralelamente.

2) Contato com a bola:

- O impacto da bola se dá no antebraço e isso será facilitado se os punhos estiverem bem estendidos, em direção ao solo;
- Para amortecer a bola, os ombros e os braços devem se projetar mais à frente cedendo a medida que houver necessidade, de acordo com a distância do objetivo de envio da bola e a velocidade que vier a mesma;
- Para conseguir o resultado inverso do anterior, devemos colocar os ombros mais para trás sem desfazer os braços e as mãos e levá-los para encontrar a bola mais à frente;
- As pernas terão uma participação fundamental para o êxito do fundamento, poderão auxiliar tanto no amortecimento como na impulsão à bola, harmonizando o movimento e não deixando que os braços o executem isoladamente.

3) Término do movimento:

- O corpo deve terminar direcionado para onde foi jogada a bola.
- Os braços deverão permanecer estendidos, a extensão ou flexão das pernas, irá depender das características do envio da bola.


Erros mais comuns:

1- Flexionar os braços;
2- Não flexionar as pernas;
3- Tocar as mãos na bola;
4- Flexionar o tronco e não os joelhos;
5- Não coordenar os movimentos de braços com os de pernas.

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Một căn hộ chung cư nằm ở giữa trung tâm thành phố với nội thất được thiết kế hiện đại, sang trọng mà vẫn toát lên vẻ ấm cúng gia đình là niềm mơ ước của mỗi chúng ta.

    thiết kế nhà hàng
    thiết kế căn hộ
    thiết kế phòng tắm
    thiết kế phòng trẻ em
    thiết kế lounge
    thiết kế nội thất phòng ngủ
    thiet ke nha
    thiet ke phong ngu
    thiết kế nhà ống, cung cap máy vật lý trị liệu

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de tirar uma dúvida. É permitido recepcionar a bola usando manchete, mas sem estar com as mãos unidas?

    ResponderExcluir
  3. Mucho oryvel no item user mais iate site
    Very,very,angry
    Hhhhhhhhhhhaahhhhhah my angry very

    ResponderExcluir