Publicidade

Header Ads

Vai começar o Grand Prix de Volei Feminino


Em uma temporada cheia, o Grand Prix aparece como o segundo principal compromisso da seleção brasileira feminina de vôlei. A equipe de José Roberto Guimarães, vice-campeã no ano passado, busca, em 2011, a redenção e o nono título da competição e, para isso, terá que superar difíceis rivais e suportar a pressão de jogar fora de casa.

Dona do maior número de títulos de Grand Prix da história, a seleção brasileira quer aumentar o recorde e conquistar a nona medalha de ouro. Além disso, a equipe verde-amarela pretende embalar para o Campeonato Mundial de vôlei, principal competição deste ano, que garante vaga para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Um dos favoritos ao título, o Brasil se encontra no Grupo C, uma chave complicada para o início da competição. Sempre ameaçador e extremamente defensivo, o Japão é uma das pedreiras da primeira fase, assim como a Coreia do Sul que, apesar de não ter o alto nível das nipônicas, vem melhorando no vôlei.

Além das asiáticas, a seleção brasileira irá duelar com a Alemanha, que vem buscando firmar seu posto no vôlei e chega confiante a Busan (Coreia do Sul), sede do grupo na primeira semana.

No ano passado, o Brasil perdeu para os Estados Unidos na decisão e ficou com a prata. Para esta temporada, porém, a palavra no vestiário da seleção brasileira é vitória, para trazer mais uma medalha dourada para o País.

Rival histórica da seleção brasileira, a Itália terá um caminho mais fácil que a equipe de Zé Roberto Guimarães. Principal equipe do Grupo A e medalha de bronze no Grand Prix-2010, a azzurra terá a Polônia, que joga em casa, como maior desafio. Estreando na competição, Argentina e República Dominicana são equipes mais fracas e não devem oferecer resistência à potência italiana.

A forte seleção da Rússia viajará para Nakhonpathom, onde promete ter um caminho fácil. Principal time do Grupo B, a equipe da 'gigante' Ekaterina Gamova duelará com Peru e Tailândia. O desafio das campeãs mundiais, no entanto, será a tradicional Cuba, que chega à competição renovada.

Campeões da última edição do Grand Prix, os Estados Unidos começam a defesa do título do ano passado no Grupo D, que traz equipes importantes no cenário atual do vôlei. A China, bicampeã olímpica, tem vaga garantida na fase final, mas promete incomodar. Outro desafio das norte-americanas será a Sérvia, que tem no vôlei um dos esportes mais populares de seu país.

A 19ª edição do Grand Prix terá 16 seleções participantes, divididas em quatro grupos que se enfrentarão por três semanas. A primeira fase será realizada entre os dias 5 e 21 de agosto, sendo que todos os embates terão palcos na Europa e na Ásia.

As sete melhores equipes da primeira fase e o país sede - no caso, a China - avançam para a rodada final do Grand Prix. A cidade de Macau será o centro das atenções do mundo de vôlei entre os dias 24 e 28 deste mês, uma vez que abrigará a fase decisiva da competição.


Postar um comentário

0 Comentários