Publicidade

Header Ads

Jovem dupla uruguaia se divide entre a quadra e a areia pelo sonho olímpico

Longe da profissionalização que há no Brasil, o voleibol uruguaio encara as dificuldades mais elementares para se desenvolver. Sem uma liga profissional e estrutura para desenvolver a base, a seleção principal convive com uma curiosa rotina: a da "importação de exportação" de atletas da praia. Dentre os jogadores inscritos para esta edição do Campeonato Sul-Americano, Renzo Cairus e Maximiliano Santiago representam o país também na modalidade de duplas. E, se nos ginásios é utopia sonhar com a elite, nas areias os dois se permite sonhar e buscar uma participação olímpica.

Volei de Praia - Renzo Cairus e Maximiliano Santiago (Foto: Divulgação)

Em novembro, no Chile, os dois disputarão uma etapa decisiva da Continental Cup, torneio com chancela da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) classificatório para os Jogos de Londres, em 2012. E, para chegarem mais competitivos ao torneio, fizeram até um estágio de um mês em Ipanema paraibanos Álvaro Filho e Vitor Felipe, medalhistas em 2009 e 2010 no Mundial Sub-21.

Volei de Praia - Renzo Cairus e Maximiliano Santiago (Foto: Divulgação)

- No Uruguai só podemos treinar durante os três meses de verão, então fica difícil competir com os brasileiros e venezuelanos, por exemplo, que podem treinar o ano inteiro. Agora estão com um projeto de construção de uma arena fechada para também praticarmos no inverno. No Rio de Janeiro pudemos jogar de manhã e de tarde, o que normalmente não conseguimos, já que um trabalha e o outro estuda – disse Renzo, de 21 anos.

Enquanto novembro não chega, os dois tentam mostrar sua versatilidade na quadra. Nesta segunda-feira, contra o Brasil, ainda não sabem se terão chance no time titular. Mesmo assim, comemoram a chance de enfrentar um adversário de tanta tradição, cujos jogadores os inspiraram a iniciar carreira no esporte.

- Não foi à toa que o Brasil foi campão do mundo, campeão olímpico. Quando criança, via o Giba pela televisão, o Serginho, mais recentemente o Murilo... São atletas do mais alto nível e agora estão diante de nós – disse Maxi.

Brasil e Uruguai estréiam no Campeonato Sul-Americano às 19h (horário de Brasília). O SporTV transmite todos os lances ao vivo, direito do Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins.

Postar um comentário

0 Comentários