Publicidade

Header Ads

Zé Roberto promete força máxima; Bernardinho vai de mistão para o Pan

O pensamento das comissões técnicas das seleções brasileiras feminina e masculina de vôlei parece ser bem diferente no que diz respeito às equipes que serão convocadas para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro. Enquanto o técnico José Roberto Guimarães sequer cogita a possibilidade de não mandar ao México sua força máxima, o comandante do time masculino, Bernardinho, dá sinais de que pode optar por um mistão para defender o título conquistado há quatro anos no Rio de Janeiro.

No início do mês, quando desembarcou em São Paulo após a medalha de prata conquistada no Grand Prix, Zé Roberto logo foi questionado sobre a equipe que pretendia convocar para disputar o Pan. E foi categórico na resposta: "No Pan, eu vou estar a duas semanas do começo da Copa do Mundo. Se eu jogar com a seleção B, estou morto. Quem vai jogar com a seleção B lá? Tenho certeza de que isso não passa pela cabeça de nenhum time que vai ao México", afirmou o treinador campeão olímpico de 2008 com as meninas do Brasil.

É exatamente para não perder o embalo e pensando no ritmo de jogo que a seleção brasileira terá neste fim de ano que Zé Roberto entende não ser uma boa alternativa dar folga às principais atletas em Guadalajara. Antes do Pan, a equipe tem pela frente o Campeonato Sul-Americano feminino, no Peru, a partir do dia 27 de setembro, que vale vaga na Copa do Mundo. Depois do torneio no México, é a vez de voltar as atenções para a Copa do Mundo, de 4 a 18 de novembro, no Japão.

"Não tem essa história de poupar. A gente precisa entrar forte no Sul-Americano, que é classificatório para a Copa do Mundo, que por sua vez é classificatória para a Olimpíada de Londres. Neste ano, a gente vai jogar mais mesmo, porque o ano olímpico geralmente é muito curto", explicou Zé Roberto, deixando claro o objetivo da seleção feminina de conquistar a medalha de ouro em Guadalajara e apagar a decepção gerada pela derrota para Cuba na final do Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007.

A lógica de Zé Roberto não é acompanhada pelo colega Bernardinho, da seleção masculina, que não esconde a preocupação com a maratona de grandes competições que a equipe enfrentará até o fim da temporada. Ao contrário do comandante do time feminino, que chegou ao Brasil após o vice-campeonato do Grand Prix falando em força máxima no Pan, Bernardinho desembarcou no país depois da derrota para a Rússia na decisão da Liga Mundial, em julho, sinalizando a possibilidade de escalar um mistão.

"Ainda temos de debater isso, mas a Copa do Mundo é a competição mais importante do ano porque dá vaga na Olimpíada. É a nossa prioridade. Vamos conversar com os clubes, até para não bater de frente com os patrocinadores deles. Temos de lidar com isso", afirmou o técnico. "Querer jogar todos os campeonatos, é claro que eu quero. Mas estamos entrando em uma fase de muitos treinos e jogos e isso gera um desgaste físico. O calendário está muito apertado. Vamos ter de priorizar algumas coisas."

Para o Sul-Americano, que começou na última segunda-feira, Bernardinho já deixou de fora da lista final o ponta Giba e o central Gustavo ­ eles continuam com o grupo em Cuiabá (MT), mas não foram inscritos no torneio que vale vaga na Copa do Mundo ­, além de Leandro Vissoto e Mário Jr. No caso de Giba, o jogador ainda se recupera de uma inflamação no osso da canela esquerda.

Ainda não houve a confirmação oficial e a decisão deve ser tomada logo após o Sul-Americano, mas é possível que sequer Bernardinho vá a Guadalajara. Nesse caso, Rubinho, seu assistente técnico, comandaria a seleção brasileira no Pan-Americano. "Isso ainda não está 100% certo. Depende da logística da viagem e das condições em Guadalajara. Vamos estudar relatórios e decidir no último momento", diz o treinador.


Postar um comentário

0 Comentários