Publicidade

Header Ads

Brasil para nos EUA e estreia com derrota na Copa do Mundo


Brasil e EUA não voltarão a se enfrentar na competição que oferece três vagas olímpicas. Foto: FIVB/Divulgação

A campanha que pode render o inédito título da Copa do Mundo de vôlei não começou bem para a Seleção Brasileira feminina. Na manhã desta sexta-feira, a equipe perdeu uma "final antecipada" em Nagano para os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 17/25, 27/25 e 25/19.

O torneio disputado no Japão é considerado muito importante por distribuir vagas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 aos três primeiros colocados. Como o formato de disputa é de pontos corridos em turno único, Brasil e EUA não voltarão a se enfrentar. Os rivais lideram o ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), com o time verde e amarelo em primeiro por uma diferença pequena, e duelaram na decisão do Grand Prix de 2011 - vitória americana por 3 a 0 - e da Olimpíada de Pequim 2008 - vitória brasileira por 3 a 1.

A partida desta sexta era a primeira oficial da Seleção após o título conquistado no Pan-Americano de Guadalajara, em outubro. Sem contar com Jaqueline, que teve uma lesão cervical durante a competição no México, e Mari, no banco de reservas por opção do treinador José Roberto Guimarães, a equipe entrou mal em quadra e chegou ao segundo tempo técnico do encontro perdendo por 16 a 11. "Com esse ataque ridículo não vamos ganhar de ninguém!", chegou a esbravejar o comandante, geralmente comedido.

Após a bronca, a Seleção melhorou, diminuiu a desvantagem e, apesar da derrota no primeiro set, passou a dominar as ações no segundo. Depois de uma vitória fácil, o time teve dianteira de 22 a 20 e dois set points (não consecutivos) à disposição na terceira parcial, mas não conseguiu fechar. Na segunda chance de abrir 2 a 1, Fabiana sacou na rede. Na sequência, Thaísa foi bloqueada e viu a americana Lindsey Berg encaixar um ponto de serviço.

As oportunidades desperdiçadas ficaram na cabeça das brasileiras, que não conseguiram mais se recuperar. Nem a entrada de Mari, que teve um rendimento discreto, mudou o panorama, e no set mais tranquilo de todo o encontro os EUA rapidamente fizeram 12 a 8 e 20 a 12. A Seleção esboçou uma reação no final, porém não evitou o revés.

Criada em 1973, a Copa do Mundo feminina jamais foi vencida pelo Brasil, vice-campeão em 1995, 2003 e 2007. Neste ano, o evento realizado a cada quatro temporadas programa a realização de 11 jogos em 15 dias até se definir o ganhador. Neste sábado, a Seleção faz sua segunda exibição e busca a primeira vitória diante do Quênia, a partir das 7h20 (horário de Brasília).



Postar um comentário

0 Comentários