Publicidade

Header Ads

Copa do Mundo é marcada por sucesso de convidados e fracasso dos EUA


Atual campeão olímpico, Estados Unidos teve desempenho decepcionante na Copa do Mundo. Foto: FIVB/Divulgação

Atual campeão olímpico, Estados Unidos teve desempenho decepcionante na Copa do Mundo

Existem três meios para disputar a Copa do Mundo de vôlei. Ser país sede, caso do Japão desde 1977, ter um bom desempenho em seu torneio continental ou receber um convite da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para participar. Em 2011, Rússia e Polônia, chamados à competição pela entidade, superaram campeões locais e dominaram o torneio masculino.

A Rússia terminou campeã da Copa do Mundo com nove vitórias e apenas uma derrota (para o Brasil). Já a Polônia ficou com o segundo lugar, igualando seu melhor desempenho na competição, ocorrido na edição de 1965, além de ter carimbado a classificação à Olimpíada de Londres. Além da dupla convidada, o Brasil ficou com a terceira vaga aos Jogos de 2012.

Rússia e Polônia tiveram um desempenho aquém do esperado no Campeonato Europeu (em especial os russos), disputado em setembro. Com a Sérvia campeã e a Itália vice, coube aos futuros convidados ocuparem a terceira e a quarta colocação, com os poloneses ficando no bronze.

Na Copa do Mundo, a situação se inverteu. A Sérvia teve uma campanha fraca, que será lembrada pelo fato de ter poupado titulares contra seus colegas europeus e, assim, ajudá-los a chegar às três primeiras posições, para consequentemente facilitar a disputa do pré-olímpico continental. Já a Itália brigou por uma das vagas até a última partida, mas viu o Brasil se classificar.

EUA em alerta

Atuais campeões olímpicos, os Estados Unidos deixam o Japão com um gosto amargo. Além de não terem conseguido a classificação aos Jogos de Londres, fato que obrigará o time a disputar o pré-olímpico continental, a equipe não demonstrou um voleibol confiável, e terminou a Copa do Mundo na sexta colocação.

Nos confrontos contra os quatro primeiros colocados, foram quatro derrotas americanas, nenhuma levada ao tie-break. Somente Brasil e Itália cederam um set ao adversário. Contra a Sérvia, que aparece em oitavo, um revés por 3 sets a 0. Os Estados Unidos, por outro lado, precisaram disputar o set desempate contra Argentina e Cuba, conquistando apertadas vitórias.



Postar um comentário

0 Comentários