Publicidade

Header Ads

Vôlei de praia conquista as três primeiras medalhas para o Brasil nos Jogos Sul-americanos de Praia



Crédito: Wander Roberto/Inovafoto/COB

As três primeiras medalhas do Time Brasil nos Jogos Sul-americanos de Praia Manta 2011 foram conquistadas nesta segunda-feira, dia 5, na cidade portuária do Equador. Duas de ouro e uma de bronze. Este foi o saldo final do vôlei de praia na competição continental. As duplas formadas por Neide e Rebecca, e Moisés e Vitor Felipe subiram ao ponto mais alto do pódio, enquanto Barbara e Elize foram terceiras colocadas.

O dia começou com um duelo verde e amarelo nas semifinais femininas. Neide e Rebecca não deram chance para as compatriotas Barbara e Elize, vencendo por 2 sets a 0 (21/10 e 21/16). Na final, as brasileiras enfrentaram as argentinas Galay e Zonta e não tomaram conhecimento das adversárias: 2 sets a zero, com um duplo 21 a 15. As campeãs não perderam um set na competição. "Este é um resultado muito importante para nossas carreiras. Encaramos cada competição como se fosse a última e esta foi uma competição muito gostosa de se vencer. Ser campeã, independente do torneio, é sempre muito bom", disse Neide, que disputou a terceira competição ao lado de Rebecca, atleta de apenas 18 anos e uma das promessas do vôlei de praia brasileiro.

Na disputa pelo bronze feminino, Barbara e Elize venceram as uruguaias Guigou e Gomez por 2 sets a 1 (16/21; 21/11 e 15/8). Esta foi a segunda medalha das brasileiras na história da competição.
Em 2009, Elize foi ouro ao lado de Lili; e Barbara conquistou o bronze, juntamente com Fabi. "Eu estava errando muito e fiquei um pouco nervosa no primeiro set. A Barbara me passou muita tranquilidade e isso fez com que mantivéssemos a cabeça no lugar para levar o jogo para o terceiro set. Conseguimos fazer o básico para chegar à vitória. De qualquer forma, estou muito feliz de conquistar mais uma medalha para o Brasil. O projeto de trazer jovens para disputar esse campeonato é muito bom para ganharmos experiência internacional" avaliou Elize.

No masculino, o ouro foi conquistado pela dupla Moisés/Vitor Felipe, formada na véspera da estreia da competição, já que Vitor Felipe substituiu o contundido Alvaro Filho. Na decisão, os brasileiros enfrentaram os venezuelanos Igor Spencer y Farid Mussa, dupla que já está pré-classificada para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. A vitória por 2 sets a 1, de virada, coroa a parceria formada às pressas para a competição. As parciais foram de 18 a 21; 24 a 22 e 15 a 9. "Um título sul-americano é muito recompensador. Nunca havíamos jogado juntos e nos superamos. Procuramos dar o nosso melhor a cada ponto e lutamos como guerreiros", vibrou o baiano Moisés.

O jovem talento Vitor Felipe, que fez apenas um treino ao lado do parceiro, é uma das apostas do voleibol de praia para os Jogos Olímpicos Rio 2016. "Conquistar esse titulo foi incrível. Cheguei muito cansado da viagem. Até brinquei com o pessoal que me tiraram de um churrasco e fui direto pegar o avião. Não perderia esse título por nada. Foi sofrido, mas consegui me recuperar fisicamente. O Moisés foi um grande parceiro e me ajudou muito", reconheceu o paraibano, de 20 anos.

Os Jogos Sul-americanos de Praia prosseguem nesta terça-feira, dia 6, com disputas por medalhas indiviuduais no surfe, longboard e bodyboard, além do handebol de praia e das classes Snipe e Laser Standard, na vela. O Brasil tem chances de pódio em todas as modalidades.


Postar um comentário

0 Comentários