Publicidade

Header Ads

As ações técnico-táticas e a leitura de jogo no bloqueio


Caracterizando as ações de oposição e cooperação

    No voleibol devido ao fato da ação de bloquear ser realizada com pouco deslocamento ou até mesmo nenhum, o ataque tende a ter maior êxito, porque o atacante executa este fundamento deslocando-se mais facilmente. Para tentar diminuir esta superioridade do ataque, o jogador/bloqueador, deve realizar uma série de percepções relativas ao adversário (oposição) e considerar outras relacionadas à própria equipe (cooperação). Segundo Serenine, Freire e Noce (1998), o que o iniciante deve perceber, em relação à equipe adversária, são as características dos atacantes (altura, estilo, tendência/direção), possibilidade de ataque de fundo, características e tendências do levantador na distribuição, posicionamento do levantador, movimentação dos atacantes e tipo de levantamento efetuado. No debate junto ao grupo de trabalho achamos relevante inserir outra percepção, no caso, quem e quantos são os atacantes.

    Em relação à própria equipe o grupo achou pertinente uma observação, não citada pelos autores, referente à armação do bloqueio, ou seja, se há possibilidade de bloqueio duplo ou em algumas circunstâncias o triplo (alto rendimento).

Elementos relativos à oposição

    Os elementos que devem ser levados em consideração pelo bloqueador, referente à equipe adversária, possuem o objetivo de interceptar o ataque oponente ou facilitar as ações de seus companheiros no momento de defender. Estas observações relativas à equipe adversária são fundamentais para o êxito desta ação (bloquear). A compreensão desses elementos facilitará em muito a ação do bloqueio bem como a melhora do entrosamento por parte do bloqueio e da defesa que devem ter uma boa comunicação para obter um maior grau de sucesso nas ações de defesa da equipe.

Leitura do jogo adversário

Análise antecipada

  • Característica dos atacantes (altura): a visualização da estatura dos atacantes torna-se relevante para a realização do bloqueio. Considerando esta característica, o aluno/bloqueador, poderá optar por um bloqueio visando interceptar o ataque ou amortece-lo, facilitando o trabalho dos jogadores de defesa.

  • Possibilidade do ataque de fundo: na iniciação dificilmente teremos um aluno/jogador capaz de executar este tipo de ataque, devido ao alto grau de exigência técnico/tática. Já em equipes mais preparadas técnico-taticamente, é comum ter atacantes de fundo para surpreender o bloqueio. Quando o levantador estiver na zona de defesa este deverá infiltrar. Desta forma, terá a opção de três atacantes na zona de ataque e a possibilidade do ataque dos três metros. Quando o levantador estiver na zona de ataque possui além de dois atacantes da rede, mais o ataque de fundo. Cabe ao bloqueador identificar a existência ou não deste jogador, considerando este elemento no Processo de Tomada de Decisão.

  • Posicionamento do levantador: nesta situação, o bloqueador deve observar se o levantador adversário encontra-se na zona de defesa ou ataque, condição que irá implicar no número de atacantes na rede (2 ou 3). Caso o levantador encontre-se na zona de ataque, existirá a possibilidade da bola ser passada de segunda, além dos ataques de rede e de trás da linha dos três metros. Caso ele encontre-se na zona de defesa, a opção de ataque da bola de segunda pelo levantador é ineficiente já que este não poderá atacá-la acima do bordo superior da rede. Por outro lado, nesta situação haverão três atacantes na rede. Na iniciação dificilmente ocorre o caso infiltração do levantador, o jogador que se encontra no meio da rede geralmente executa a função de levantador.

  • Quem são e quantos são os atacantes: Antes de começar o rali, os jogadores que farão parte do bloqueio deverão observar quais são os atacantes da rede e onde eles executarão o ataque, bem como, quantos estão na zona de ataque. Na iniciação o ataque contará apenas com os atacantes de ponta entrada e saída, dificilmente existirá o ataque de fundo devido ao grau de dificuldade dessa ação.

Análise Situacional

  • Movimentação dos atacantes: O aluno deverá observar a movimentação dos atacantes para marcar a região onde possivelmente ocorrerá o ataque. Isso fará com que o bloqueador não "caia" na finta do atacante. Na iniciação a movimentação normalmente é mais simples não envolvendo finta.

  • Características dos atacantes: essa questão refere-se às características técnicas. Através desta percepção, o bloqueador tentará interceptar o ataque pelo movimento de tronco, braço e palma da mão do atacante. Na iniciação os recursos dos atacantes são menos variados, mas devemos salientar que a leitura no momento da ação deve ser realizada para o êxito do bloqueio.

  • Características do levantador: neste ponto, o aluno deve observar se o levantador adversário possui a capacidade de executar o levantamento em diversas direções, pois na iniciação, o levantamento geralmente é executado para frente devido à limitação técnico-tática. Quando os recursos do levantador são maiores, no caso de categorias superiores, há a possibilidade de levantamentos de frente, de costas, de trajetórias diferentes (baixa, média e alta), distâncias diferentes em relação à rede (perto e longe) e de diferentes velocidades (de tempo e chutada).

  • Tipo de levantamento: esta é uma observação muito difícil de ser feita, pois ocorre em frações de segundo. O bloqueador deve estar concentrado observando o levantador no momento da ação e somente depois do toque dele na bola, é que poderá identificar o tipo de levantamento executado (alto, médio, chutado, perto ou longe da rede, entrada ou saída...). Através da observação dos movimentos corporais, pode-se perceber a intenção do levantador, mas esta percepção ocorre somente com a evolução técnico-tática do aluno e o aprimoramento da capacidade de leitura do jogo. Existe ainda a possibilidade do levantador, quando encontrar-se na zona de ataque, abrir mão do levantamento e executar um ataque de segunda.

Conhecimento técnico-tático prévio do adversário

  • Características dos atacantes: neste ponto, toda a equipe deve observar as características dos atacantes adversários, através de jogos gravados ou outros meios disponíveis, pois todos os jogadores executarão o bloqueio durante a partida. As características que devem ser observadas são: tipo de ataque mais executado e os recursos técnico / táticos empregados durante o jogo. Estas observações são importantes para saber se o jogador adversário possui habilidade para atacar na diagonal e paralela, se usa a largada, etc.

  • Atacantes mais requisitados: saber quem são os jogadores mais requisitados, ou os que possuem maior porcentagem de acerto durante o jogo, facilitará a ação do bloqueio. Com esta observação, a equipe pode optar em fazer uma marcação do bloqueio mais atenta a estes jogadores. Tanto na iniciação como no alto rendimento, existem jogadores que chamamos de atacantes de segurança, que na hora de decidir o lance, a bola é levantada para este jogador. Cabe aos jogadores identificar quem são os jogadores com essa competência.

Elementos de cooperação: características técnico-táticas e ações combinadas previamente da própria equipe

  • Armação do bloqueio: existem três possibilidades de ações do bloqueio: simples, duplo e triplo.

    Na iniciação o bloqueio simples e duplo são mais utilizados, o bloqueio triplo é mais difícil para os aprendizes pelo alto grau de aprendizado técnico / tático necessário e por envolver também grandes deslocamentos. O bloqueio triplo pode ser ensinado só que sua aplicação é mais complexa, sendo difícil de acontecer por causa das jogadas serem com bolas médias na ponta, mas é interessante como desafio aos alunos.

    Se não houver a possibilidade de bloqueio duplo, cabe ao aluno decidir se deixa à paralela ou diagonal como opção para o ataque. Neste caso, o conhecimento das tendências do atacante é muito importante, e também a disposição de sua defesa. No caso da possibilidade do bloqueio duplo, cada jogador tem uma função, um marca a diagonal e o outro a paralela.

    Independente da função os bloqueadores devem estar entrosados para não ocorrer erro de armação do bloqueio (bloqueio quebrado, espaços entre os bloqueadores, etc) ou até choques entre companheiros de equipe.



Postar um comentário

0 Comentários