Publicidade

Header Ads

O que é o circuito mundial de volei de praia?

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/2A20/214E/012A/2998/22CA/52FE/larissa450x338.jpg

O Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB Beach Volleyball SWATCH World Tour) é um dos principais campeonatos de vôlei de praia organizado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). É disputado desde 1987 (Masculino) e 1992 (Feminino). Conta com várias etapas ao longo do ano. Todos os atletas que disputarem o Quali e o Torneio Principal ganham pontos no ranking mundial da FIVB, e após a última etapa a dupla que tiver acumulado mais pontos será declarada campeã do Circuito Mundial (são computados apenas os pontos de 75% dos torneios da temporada).

A chave principal da categoria Open do Circuito Mundial é composta por 32 duplas, sendo que 22 entram pela pontuação no ranking da FIVB, duas recebem wild cards e oito chegam pelo torneio Qualificatório, sempre levando em consideração o total de duplas a que cada país tem direito.

O país sede pode ter até seis duplas na Chave Principal, enquanto os demais países, quatro (o wild card não é computado nesse total). No máximo, três duplas por país entram direto na Chave Principal – as outras vagas podem ser ocupadas pelas representantes vindas do Quali, torneio que acontece um dia antes do início do principal.

Dependendo do número de duplas inscritas por país, pode ser necessária a realização de um play off batizado de Country Quota (cota por país), como na seguinte situação: um país pode ter até quatro duplas na chave principal, mas inscreveu seis na competição. Duas entram direto pela pontuação no ranking, portanto o país que pode ocupar mais duas vagas tem ainda quatro duplas concorrendo por elas. Nesse caso é realizado um torneio com jogos eliminatórios somente entre essas equipes para classificar para o Quali as duas que podem avançar à Chave Principal.

Postar um comentário

0 Comentários