Publicidade

Header Ads

Psicologia tem um grande papel no desempenho de Vôlei


Elite athletes often face added pressures

Os atletas de elite muitas vezes enfrentam muitas pressões

O treinamento intensivo e a pressão por resultados podem criar problemas de desempenho. Assim sendo, os jogadores tem que ser efetivos aos  procurar ajuda de psicólogos desportivos.

Lendo uma reportagem da "Volleyball Magazine", na qual o Dr. Glenn Kessler, diretor de Kessler Psychological Associates em Northborough, Massachusetts,  diz que o atleta tem que pensar no Voleibol como uma forma de diversão e satisfação pois melhora o desempenho, vejo o quanto a psicologia no voleibol passa a ser importantissima para o desempenho, principalmente em momentos de decisão do jogo. Segundo Kessler, se o atleta fica muito preocupado se vai ganhar, não age de forma "mecânica", na sua  "competência inconsciente" ou "memória muscular".

Kessler recomenda que os atletas pratiquem a maneira como eles jogam um jogo ou competição. Dessa forma, tudo se torna uma segunda natureza para eles. "Vá para fora e fazer a mesma coisa com a mesma mentalidade. Se você tem duvida em sua mente, como se seus músculos saber o que fazer?" diz. 

Uma maneira de conseguir a concentração apropriada é desenvolver uma rotina pré-performance, ele disse. Criar um hábito ou ritual pode colocar o foco diretamente sobre a tarefa em mãos.  "Isso dá pistas ao corpo e a mente para funcionar sem pensar. A maioria das pessoas se lembra o jogador de beisebol profissional Nomar Garciaparra remexendo com suas luvas antes de sua em bastões ou chamar outros atletas puxando as mangas ou bolas driblando um certo número de vezes antes de fazer um lance livre ou servir!", disse Kessler.

Além disso, aprender técnicas de relaxamento às vezes é preciso. No próximo nível de desempenho, Kessler trabalha principalmente com atletas colegiais em uma variedade de desportos, bem como técnicos e pais que buscam seus conselhos para ajudar a equipe ou indivíduo alcançar melhores desempenhos. A tensão pode interferir com o desempenho, é importante para os jogadores para reconhecer quando suas emoções podem atrapalhar esse desempenho. 

Mais notavelmente, os atletas devem aceitar que só pode controlar a si mesmos e não os seus companheiros, adversários ou resultado da competição.

Atletas de elite enfrentam pressões 

Ansiedade, falta de concentração e estresse estão entre os problemas comuns vividos pelos atletas de todos os níveis. Os de elite, no entanto, as pressões tem os riscos maiores. Atletas de elite estão a beira das limitações físicas. Por essa razão, eles sempre têm de lidar com a possibilidade de lesões e prejudicar sua carreira.  

Quando há a lesão, um problema exclusivo para atletas de alto nível envolve reestruturar sua rede de apoio social e gestão das relações dentro desse círculo. Além disso, a interação com treinadores é diferente a esse nível porque os atletas têm o poder de contratar e demitir seus "professores", principalmente no Volei de Praia.

Uma viagem no Ginásio Mental

A preparação mental e física devem caminhar lado a lado.

O psicólogo desportivo Dr. Shane Murphy, agora um professor na Western Connecticut State University ofereceu algumas dicas adicionais sobre como os atletas podem conseguir a aptidão emocional para ajudá-los a alcançar seus objetivos.

"Prática Mental será 100% ajudar o seu corpo não apenas como um exercício da ginástica", disse Murphy. Uma viagem em que ele chamou de "ginásio mental," envolve o seguinte:


  • Comece o dia perguntando: "quais são meus objetivos?" Os trabalhos sobre resistência, agilidade, flexibilidade e outras áreas.

  • Exercite-se para aliviar o stress. Use técnicas de gestão para reduzir o grau em que as coisas estão incomodando.

  • Encontrar alguns minutos para pensar sobre as peças do jogo que você precisa para melhorar. Tenha coinciência do seu corpo e o que ele pode atingir e fazer durante um jogo. 

  • Peça 'o que eu digo para mim mesmo? " As pessoas têm medo de auto-crítica e não deveriam ter. É bom para refletir sobre "onde eu não sou tão bom no momento? ' mas não está bem a dizer 'eu sou estúpido . A crítica beneficia o cumprimento de seus objetivos pessoais para o dia.

  • Divirta-se. O voleibol não precisa ser uma obrigação o tempo todo.  É importante para desfrutar de seu esporte.

Link original




Postar um comentário

0 Comentários