Publicidade

Header Ads

Bernardinho diz que seleção ganha força com Ricardinho


Bernardinho no treino de vôlei  (Foto: Sergio Moraes / Reuters)

Bernardinho não tem dúvidas de que com a volta de Ricardinho a seleção ganhará com a qualidade que só o tempo traz a um levantador. A comparação é imediata: "É vinho". Mas lembra que o ex-capitão de 36 anos terá de se adaptar ao estilo de jogo de seus companheiros. Nem todos gostam de jogar com as bolas rápidas que são sua marca registrada. E vai ter que ficar com a silhueta mais fina também.

- Ele conhece todos os atalhos, tem a leitura do jogo, mas vai ter que fazer ajustes. Ele falou que via as coisas sob o ângulo dele. O Vissotto, que é muito importante para nós, por exemplo, não vai atacar bolas rápidas como fazia o André Nascimento. Com os outros também. Agora todos estão no mesmo barco e não importa. Não vamos ter uma equipe tão rápida como no passado, mas teremos uma equipe mais alta. Brigamos por medalhas sem Ricardo, ganhamos um título mundial e dois da Liga Mundial no período, mas com ele nós ganhamos força. É um jogador de grande qualidade que chega - disse.

E que chega com vontade. Está tão acelerado, que Bernardinho tenta dar uma freada. Não quer que uma lesão aconteça, lembra que ele não tem mais 20 anos. Por isso mesmo, aprendeu a respeitar as limitações físicas e aumentou o tempo de descanso para os jogadores mais experientes da equipe. O que foi motivo de surpresa para Ricardinho.

- Eu não mudei, eles é que mudaram. Não posso exigir dos que têm mais tempo de rodagem, imprimir o mesmo nível de exigência. É uma questão de bom senso. Com 25 anos, ele tinha que fazer e fazer de novo. Os mais jovens fazem, e fazem e fazem para chegar lá. Os outros a gente tem que ficar mais atento a essa questão. Ricardo, às vezes, tem que ter cuidados com relação ao quadril. Cada um tem seu calcanhar de Aquiles. O meu são os dois - brinca, referindo-se às duas cirurgias que fez após romper os tendões.

No momento, Bernardinho vem monitorando três jogadores do elenco. Giba, que já treina em dois períodos e está em fase final de recuperação da cirurgia na tíbia esquerda; Murilo, com uma lesão no ombro; e Dante, que ainda sente dores no joelho. Ele ainda não sabe se contará com os dois últimos na estreia da Liga Mundial, a partir de 18 de maio. Giba não irá ao Canadá. Dará continuidade ao trabalho em Saquarema. O treinador ressalta que a prioridade no ano é a disputa dos Jogos Olímpicos.

Ele também volta o olhar para aquele que ganhou um lugar na seleção em 2007 e pouco depois se transformou no número 1 da posição no período em que Ricardinho esteve afastado. Com a volta do levantador campeão olímpico ao time, o técnico acredita que Bruninho trabalhará ainda mais forte.

- Ele quer entrar brigando e aprendendo. E, se puder derrotar na disputa, ele quer. Porque não é fácil para ele não. Você acha que é fácil? - ri Bernardinho.



Postar um comentário

0 Comentários