Publicidade

Header Ads

Finalmente a primeira vitória do Brasil na Liga Mundial 2012

As duas derrotas e as péssimas exibições nas primeiras partidas trouxeram mudanças. Ricardinho foi para o banco, substituído por Bruninho, e Thiago Alves ganhou o lugar de Dante, poupado, no time titular. Mesmo assim, o começo não foi dos melhores. Os erros de passe e recepção ainda estavam lá. Mas, aos poucos, o Brasil se recuperou. Cresceu no bloqueio e apostou suas fichas nos ataques certeiros de Wallace, o nome do jogo. À base da força, a seleção de Bernardinho virou sobre a Finlândia e venceu a primeira na Liga Mundial, por 3 sets a 1, parciais (23/25, 25/13, 25/22 e 31/29), em Toronto.

Com o resultado, o Brasil se despede de Toronto com duas derrotas, para Polônia e Canadá, e uma vitória no grupo B. A seleção volta a jogar no dia 1º de junho, contra a Polônia, em Katowice. Até lá, Bernardinho espera pela recuperação de Dante, poupado da partida deste domingo por conta de dores no joelho direito.

A primeira vitória brasileira na Liga Mundial veio pelas mãos de Wallace. Com 26 pontos, o oposto foi o grande nome da partida. Os centrais Sidão e Lucão também brilharam no bloqueio e cresceram nos momentos complicados. Pela Finlândia, Hietanen, que marcou 14 vezes, foi o destaque, ao lado de Mikko Oivanen e Antti Siltala.

O jogo

Bernardinho quis mudar. Ao contrário dos dois primeiros jogos, mandou Bruninho para a quadra, no lugar de Ricardinho, e poupou Dante. Só que a Finlândia começou melhor. Hietanen e Ojansivu abriram dois pontos de diferença no início. O Brasil foi buscar no bloqueio de Maurício e no ace de Lucão. Mas, a cada recuperação brasileira, os finlandeses ganhavam força e reconstruíam a vantagem. Quando Hietanen marcou 13/9, o técnico brasileiro perdeu a paciência.

A bronca não fez muita diferença. Em um ataque finlandês, o árbitro marcou desvio no bloqueio e irritou Bruninho. Em resposta, Sidão cravou bela bola na quadra rival, mas a diferença voltou a ser de três pontos na sequência: 16/13. Em dois erros seguidos, Thiago Alves mandou um ataque no bloqueio e outro para fora. Ricardinho e Theo foram para quadra, na inversão 5 x 1, mas a Finlândia já vencia por 21/15. O Brasil conseguiu buscar e empatou em 23/23, mas deixou escapar o set depois de um levantamento errado de Wallace: 25/23.

Com a mesma formação, mas com outra postura, o Brasil cresceu no segundo set. Desde o início, encaixou bem o bloqueio e fechou os espaços do ataque finlandês. Em bola de Sidão, fez 6/3 e começou a construir boa vantagem na parcial. Depois de uma diagonal curta de Wallace, a seleção foi para a primeira para técnica com 8/4.

Enquanto a Finlândia tentava se arrumar em quadra, o Brasil seguia absoluto. Sidão, em belo bloqueio, fez a diferença chegar a sete pontos (16/9). E, pela primeira vez na partida, os jogadores tinham a expressão tranquila. Maurício fechou novamente na rede e não deu espaços para Hietanen, principal pontuador da Finlândia. O caminho até o fim da parcial foi tranquilo. Em novo bloqueio de Thiago Alves, o Brasil fechou: 25/13.

O início do terceiro set repetiu o roteiro do anterior. Com um bloqueio forte, o Brasil conseguiu reduzir os efeitos das falhas no serviço e abriu vantagem no placar. Com dois ataques seguidos de Lucão, a seleção foi para a primeira parada técnica com 8/4. Mas a Finlândia conseguiu aproveitar um momento de apagão brasileiro para encostar: 11/9.

Só que Bruninho acertou dois ótimos saques, e o Brasil voltou a liderar com folga (14/9). O Brasil abriu 17/10, mas um novo momento de instabilidade fez a Finlândia encostar (17/13) e Bernardinho pedir tempo. Lehtonen se aproveitou de um erro de recepção brasileiro e bloqueou. Wallace respondeu com uma pancada, depois do melhor rali do set. Em dois ataques, de Thiago Alves e Wallace, o Brasil voltou a crescer. Apesar de alguns erros e dois set points salvos pelos finlandeses, a seleção fechou o set em 25/22, depois de um saque na rede de Mikko Oivanen.

O quarto set começou com um erro de ataque brasileiro depois de um belo saque de Thiago Alves. As falhas continuaram e, depois de a Finlândia abrir 4/1, Bernardinho pediu tempo. Deu certo. Em saque de Sidão, o Brasil chegou ao empate (6/6) e virou logo depois, indo para a parada técnica com 8/6. O empate finlandês veio com Siltala, em jogada pelo meio. O Brasil voltou a abri vantagem, e a Finlândia voltou a responder. Depois de um bloqueio sobre Sidão, assumiu a ponta no placar, levando Bernardinho à loucura.

A Finlândia continuou melhor. Apesar do esforço brasileiro para se recuperar, a equipe europeia conseguia segurar a pressão e abriu 22/19. Só que o paredão brasileiro voltou a funcionar. O Brasil chegou ao empate, conseguiu a virada com bloqueio de Sidão e teve o match point nas mãos. Os finlandesesse recuperaram e tiveram quatro chances de fechar o set. Mas, no erro de Oivanen, a seleção chegou à vitória: 31/29.

Postar um comentário

0 Comentários