Publicidade

Header Ads

Jacqueline treina as garotas do vôlei de praia para a Olimpíada do Rio 2016



Uma revolucionária nas relações entre atletas e dirigentes do vôlei brasileiro, Jacqueline depois fez história na conquista da primeira medalha olímpica de ouro feminina para o país – em dupla com Sandra Pires, na estreia do vôlei de praia, na Olimpíada de Atlanta 1996, já famosa no esporte nos Estados Unidos como Jackie Silva. Hoje, é a técnica da equipe brasileira feminina de vôlei de praia sub-21, que já treina visando à Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.

- Tem um grupo de dez jogadoras, quase 20, somadas de sub-19 e 2ub-21. Mas estamos buscando jogadoras novas – mesmo sendo jogadoras de quadra! O vôlei de praia mudou muito, não é mais aquela "última saída" dos jogadores de quadra antes de parar com o esporte profissional. Aquilo "para quem está se aposentando". É, sim, uma oportunidade.

Mais liberdade, mais responsabilidade

A perspectiva do jogador profissional de vôlei mudou, observa Jacqueline. Hoje, há jogadores de quadra que passam ainda novos para o vôlei de praia, além daqueles que já começam na areia.

- Há espaço para os jogadores jovens. Tanto que existem alguns de 20 e poucos anos já com duas Olimpíadas, indo para três.

O estilo de vida é diferente, apesar do treino ser tão duro quanto, como explica Jacqueline.

– Há mais liberdade. Mas a responsabilidade de cada um também é maior.

O jogador de vôlei de praia, observa, tem mais consciência dele mesmo. Precisa fazer as coisas sozinho, nas viagens e competições. E também no jogo (não é permitido técnico na quadra, nem fazendo sinais das arquibancadas).

- Temos de indicar essa questão de maior responsabilidade para esses jogadores mais novos que estão chegando ao vôlei de praia e trazer à tona a maturidade deles. Na verdade, forçar essa maturidade, porque ninguém vai fazer por ele. E dentro da quadra também é assim. Os jogadores tomam decisões, não dependem do técnico. Têm de ser maduros.

Troca de experiências: para lá e para cá

Mas, da parte da ex-jogadora, não é apenas ensinar, mas aprender.

- Pego muito deles para mim. É importante. Na verdade, é um jogo de equipe – para lá e para cá.

Tecnicamente, o vôlei de praia mudou muito, em relação ao início – quando "Jackie Silva" era das mais conhecidas no esporte, nos Estados Unidos.

- Como em todos os esportes, os atletas "cresceram". E a quadra diminuiu. De nove por nove metros, ficou oito por oito – como já foi na Olimpíada de Pequim 2008. Não existe mais "balão", tem de virar na cortada, mesmo. Assim, as exigências para os jogadores também cresceram.

De toda forma, Jacqueline considera muito importante a formação do jogador pela quadra – pelos fundamentos.

- É como dança. Melhor fazer balé clássico, antes de jazz, por exemplo… A base é muito importante.

Espetáculo de praia mudou cultura na China

Outro ponto importante, na passagem das últimas décadas, foi quanto ao crescimento mundial do vôlei de praia.

- Não é mais Brasil e Estados Unidos. Hoje temos a Alemanha investindo muito no vôlei de praia. Holanda, Itália, China! O vôlei de praia mudou a China culturalmente! As chinesas nem podiam pegar sol! Mexeu com a cultura das meninas. A China está pintando com equipe extraordinária – já tem três etapas do Circuito Mundial.

Se como jogadora (de quadra), na década de 1980, Jacqueline ter ficado com imagem de "brigona" (porque questionava determinações e posturas de dirigentes com relação, por exemplo, a patrocínios), hoje a técnica explica que não é "brava" e sim tranquila. Tem paciência e sempre gostou de ensinar.

- Eu sou calma, tenho paciência… Na verdade, eu sempre fui professora! Levo jeito. Com 15 anos de idade, já ensinava na minha primeira escolinha. No vôlei de praia também, porque fui uma das primeiras e tinha mais experiência, por exemplo, quando fiz parceria com a Sandra.

Novas gerações já nascem "profissionalizadas"

As jogadoras, hoje, já chegam mais profissionalizadas, diz Jacqueline.

- A gente era amadora. Viemos no meio da história porque amávamos o esporte acima de qualquer coisa. Hoje, elas nascem vendo que a possibilidade de ser uma profissional do esporte existe. Já têm uma ideia totalmente diferente.

Quanto à Olimpíada de Londres (de 27 de julho a 12 de agosto), Jacque "bem que gostaria" de ir, mas há Mundiais do Vôlei de Praia Sub-19 (em Larnaka, Chipre), em julho, e Sub-21 (em hallifax, Canadá), em agosto. E lá que a técnica estará – preparando o grupo para a Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.

Postar um comentário

0 Comentários